NVIDIA RTX 40 – 5nm, 80 TFLOPs, memória GDDR6X, etc…

A NVIDIA já está a preparar a sua nova gama de placas gráficas, com tudo já calendarizado para um lançamento na segunda metade de 2022. E ao que tudo indica, as especificações vão ser simplesmente brutais!

NVIDIA RTX 40: 5nm, 80 TFLOPs, memória GDDR6X, etc…

RTX 30, NVIDIA

Portanto, segundo os mais recentes ‘leaks’ e rumores’, o GPU mais poderoso da arquitetura Ada Lovelace, que por sua vez vai dar origem à gama de placas gráficas RTX 40, vai ser o AD102 com uma frequência de relógio capaz de ultrapassar os 2.2 GHz.

Tudo graças a um regresso às linhas da TSMC! Nomeadamente, às linhas de 5nm que a Apple anda a aproveitar para a totalidade da sua gama de produtos.

Entretanto, ao nível das especificações técnicas, vamos ter aqui um GPU com 18432 núcleos de processamento CUDA. O que só por si, já equivale a uma quase duplicação do número de núcleos que podemos encontrar no atual GPU mais poderoso da arquitetura Ampere (GA102). O que por sua vez vai resultar nuns incríveis 81 TFLOPs de potência computacional, ou seja, mais do dobro dos 36 TFLOPs que a RTX 3090 oferece.

Assim, em termos de números puros e duros, a NVIDIA passou de 13 TFLOPs com a RTX 2080 Ti para 36 TFLOPs com a RTX 3090, e agora, olha para os 81 TFLOPs com a RTX 4090.

Além de tudo isto, vamos ainda poder contar com memória GDDR6X, num bus de 384-bit. O que é estranho, visto que era esperado o uso de memória GDDR7. Mas é muito provável que a NVIDIA opte pelos chips de memória GDDR6X mais rápidos do mercado (20 Gbps+), guardando o novo standard para o que vem a seguir.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com a nova geração, ou ainda está aborrecido com o atual estado do mercado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados