NVIDIA RTX 30: PCIe 3.0 vs PCIe 4.0… Qual é a diferença?

Como já deverá saber, as novas RTX 30 são as primeiras placas gráficas NVIDIA GeForce com suporte ao standard PCIe 4.0, o que claro está, oferece um aumento muito considerável na largura de banda.

No entanto, como também deve saber, apenas a AMD é capaz de oferecer uma plataforma com suporte a este standard com os seus Ryzen 3000! Ao fim ao cabo, os muito recentes Intel Core 10000 ainda estão ‘presos’ ao velhinho standard PCIe 4.0, o que pode (ou não) refletir-se na performance das placas gráficas de nova geração.

NVIDIA RTX 30: PCIe 3.0 vs PCIe 4.0… Qual é a diferença?

RTX 3090

Portanto, já temos muitas e boas reviews detalhadas à muito recente placa NVIDIA GeForce RTX 3080, onde claro está, também temos testes a comparar a sua performance ligada em plataformas PCIe 4.0 e PCIe 3.0, tanto no mundo da AMD como no mundo da Intel.

Pois bem, segundo o reputado KitGuru, a diferença está mais no processador que irá utilizar, do que propriamente no standard PCIe. Ao fim ao cabo, existe realmente uma vantagem no uso do standard PCIe 4.0 nas várias resoluções, mas é completamente irrisório (1~3%). Aliás, mesmo em PCIe 3.0, a Intel fica quase sempre à frenta da AMD no mundo dos videojogos. (AMD Ryzen 9 3900XT vs Intel Core 10900K).

Dito tudo isto, acho que vamos ter uma imagem muito mais clara da vantagem do PCIe 4.0 em Outubro, quando a AMD lançar finalmente os seus novos Ryzen 4000.

Pode ler a review completa aqui.


Quer uma RTX 3080? As coisas não estão nada fáceis…

A RTX 3080 vai ser uma bomba no mercado de computadores! Ao ser capaz de oferecer um tipo de performance que muito boa gente não pensou sequer ser possível! Especialmente quando temos em conta que o seu preço está basicamente pela metade do preço de lançamento da RTX 2080 Ti em 2018.

Leia o resto do artigo aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.