NVIDIA – Problemas podem adiar a próxima geração de gráficas!


Por em

Aparentemente, a NVIDIA está a ter problemas graves na gestão do seu inventário de GPUs! Com demasiados chips da actual arquitectura Pascal em stock, isto devido a um excesso de produção para dar vazão à procura dos miners!

Parece que este stock exagerado está a causar problemas sérios na sede da NVIDIA, tendo em conta que um parceiro da empresa teve de devolver cerca de 300.000 GPUs! O que pode causar um adiamento no lançamento da nova geração de placas gráficas.

Numa publicação do site ‘SeekingAlpha’, foi mencionado como um dos maiores fabricantes de Taiwan (top 3), teve de devolver 300.000 GPUs à NVIDIA, dizendo:

“Rumores de Taiwan sugerem que a NVIDIA tem um problema de excesso de inventário de GPUs GeForce. Sendo esta a razão principal para o adiamento do lançamento de novos modelos!

O Excesso é tão grave, que um dos maiores parceiros OEM devolveu 300.000 GPUs à NVIDIA.”


Em suma, o problema não é a falta de placas gráficas, mas sim a existência de um inventário impossível de gerir! Mas mais grave que isso, é que este excesso de stock, é apenas de GPUs Pascal, ou seja, o processador gráfico da actual geração GeForce 10.

NVIDIA Placas Gráficas

Então… Mas porquê é que a NVIDIA tem tanto stock?

Simples, a empresa enquanto tentava corresponder à procura do mining… Aumentou significativamente a sua produção! Além disto, a NVIDIA não esperava que a queda da procura viesse tão rapidamente e abruptamente!

Os jogadores foram privados de placas gráficas GeForce 10 durante vários trimestres. Desde o começo da loucura do mining em 2017.

Loucura essa, que afectou tanto a NVIDIA como a AMD! Causando uma inflação exagerada no preço de vários modelos de placas, em paralelo, causou também uma escassez nunca antes vista no mercado.

Estamos a falar de preços como 2000$ por uma Radeon RX Vega 64 ou GTX 1080, no estrangeiro. Em Portugal, felizmente nunca tivemos estes preços, apesar de alguns modelos terem chegado a ultrapassar o dobro do seu preço normal.

Em suma, a sobre-estimação da procura dos miners em conjunto com o aumento da oferta parece ter magoado a NVIDIA.

Em paralelo, também nos vai afectar! Pois a próxima geração não deverá sair enquanto existir um stock exagerado de chips da geração passada…

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Huawei prepara novo chipset todo-poderoso Kirin 1020

Imagem do Nubia Z18 sem molduras laterais chega à Internet

Seguinte