NVIDIA interessada na ARM? Cuidado Intel e AMD!

Como deve saber, a Apple decidiu muito recentemente abandonar os processadores x86 Intel para apostar nos seus próprios designs baseados na arquitetura ARM. Uma decisão que certamente não foi tomada de ânimo leve e que obviamente tem diversas razões por trás que vão desde a incompetência da Intel até ao potencial bruto da arquitetura! Que verdade seja dita, já está um pouco por todo o lado. Ao fim ao cabo, hoje em dia não podemos deixar de notar a presença da ARM em quase tudo o que é Gadgets!

Dito isto, se há empresa que está atenta a tudo o que se passa na indústria é a NVIDIA. Uma gigante que claro está, sabe que o seu lucrativo mercado de GPUs pode deixar de vir a ser tão lucrativo num futuro bastante próximo. Afinal de contas, os serviços de streaming de jogos estão cada vez mais potentes e aliciantes a cada dia que passa. Isto já para não falar de uma cada vez mais notória retoma da AMD neste mundo gráfico! Que ao que tudo indica, irá ser uma rival digna desse nome na próxima geração de placas gráficas.



NVIDIA interessada na ARM? Cuidado Intel e AMD!

NVIDIA ARM

Portanto, ultimamente têm chegado alguns rumores à Internet super interessantes sobre este assunto NVIDIA + ARM. Ao fim ao cabo, a atual dona da ARM (Grupo Softbank) está há procura de um comprador, e pelos vistos, a NVIDIA demonstrou grande interesse num eventual negócio.

Aliás, o reputado meio Bloomberg já avançou com vários documentos ‘leaked’. Que claro está, provam que ambas as partes já estiveram reunidas para dar os primeiros passos numa possível aquisição por parte da NVIDIA.

Entretanto, caso não saiba, a NVIDIA já possui vários tipos de licenças ARM, isto mesmo tendo em conta que a empresa não tem grande presença no mercado de smartphones. Contudo, é preciso ter em conta os vários designs de sucesso como a linha TEGRA que podemos encontrar dentro de produtos como a Nintendo Switch, NVIDIA Shield, entre outros.

Como deverá imaginar, os chips da gigante das placas gráficas são vendidos devido à enorme força da marca no mercado, por isso, ver a NVIDIA a apostar forte e feio no mundo ARM poderia realmente ser interessante, e quem sabe, revolucionário.

Mas nada disto está certo, por isso, o Grupo Softbank até já tem um plano B caso a venda não avance. De forma a tentar lutar contra o impacto da pandemia nos últimos 2 trimestres. Até porque, caso a NVIDIA consiga mesmo adquirir a ARM, irá certamente sofrer uma enorme regulamentação por parte das autoridades do mercado, já que a arquitetura é utilizada por centenas senão milhares de empresas para dar vida a milhões de dispositivos desde smartphones, a produtos IoT, e até supercomputadores.

Se esta venda se realizar, a NVIDIA pode estar a tomar a maior decisão da sua historia, com o potencial de catapultar o seu nome para outros níveis no mercado de semi-condutores!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
David Piçarra
Tudo começou quando me ofereceram um Discman avariado, a curiosidade de o colocar a funcionar despertou em mim o interesse pelo infinito mundo da tecnologia! Desde as novidades ao retro, eu estou lá para saber tudo.

1 COMENTÁRIO

Leia também