O mundo das placas gráficas continua uma confusão, mas tem vindo a mudar muito ao longo dos últimos anos. Afinal, tivemos uma grande aposta da Intel, bem como uma reinvenção da AMD que até parecia estar a ganhar alguma quota de mercado.
Mas, no final do dia, mesmo parecendo fora de forma, é a NVIDIA que leva a taça para casa. Aliás, o seu domínio parece ser ainda maior em 2025 face às gerações anteriores.
NVIDIA domina placas gráficas. Pensava que a AMD estava a voltar?
Portanto, se depois de tanta coisa ainda tinhas dúvidas sobre quem manda no mundo dos GPUs para gaming, podes arrumar as ideias, porque é a NVIDIA que continua a esmagar tudo.
Ou seja, segundo os dados mais recentes da Jon Peddie Research, a quota de mercado das gráficas GeForce RTX disparou para uns impressionantes 92% no primeiro trimestre de 2025. Isto significa, na prática, que a concorrência continua a cair, e já está a chegar a um nível em que pura e simplesmente deixa de contar.
Mais concretamente, a AMD, com a sua linha Radeon, caiu para uns míseros 8%. Pior só mesmo a Intel, que nem chega ao 1%.
A avalanche GeForce RTX 50
As novas RTX 50 não impressionaram ninguém, e de facto, no lado dos consumidores que parecem saber mais sobre o mercado, até deu a ideia de que a NVIDIA estava a perder força. O problema é… A NVIDIA é o nome na cabeça de todos há vários anos, talvez há demasiados anos.
Aliás, estive a ajudar um amigo a montar um PC no passado sábado, e meti uma RX 9060 XT mais barata e superior à RTX 5060 da NVIDIA, e ainda assim, ele preferiu a alternativa da marca verdinha, porque… Sabe o que é, e como tal confia na sua durabilidade.
E a AMD?
A esperança da AMD passa por recuperar algum fôlego com a nova geração RDNA 4, nomeadamente com as Radeon RX 9070, 9070 XT e agora com a RX 9060 XT a chegar às lojas. O salto em performance é real, especialmente graças ao foco em renderização com IA (algo que começa finalmente a rivalizar com o DLSS da NVIDIA), mas… será suficiente?
O problema é que mesmo com boas placas no papel, a AMD continua a falhar em vários campos importantes. Drivers inconsistentes, lançamentos quase sempre tardios, comunicação fraca, etc…
E a Intel?
A Intel, por sua vez, está completamente fora do baralho.
Sim, inicialmente, até fez algumas brincadeiras com a sua mais recente geração de placas Arc. Mas… Ainda não existe qualquer impacto no mercado.