NVIDIA desistiu das linhas de produção Samsung. E agora?

Nos últimos anos, tem sido aparente o esforço que a Samsung tem feito no campo da produção de chips, conseguindo angariar alguns clientes de renome como a NVIDIA e até a Qualcomm, que tradicionalmente produzem tudo, ou quase tudo, nas mais reputadas linhas da TSMC. Um esforço baseado em promessas de linhas tão boas (ou melhores) que as da TSMC, e claro, preços mais baixos.

No entanto, as coisas não andam a correr muito bem, como podemos ver pelo caso da gigante NVIDIA. É que caso não saiba, a NVIDIA apostou forte e feio nas linhas de 8nm da Samsung, com todas as intenções de continuar por lá, para o futuro imediato… Mas não! Parece que o futuro das placas gráficas RTX está, novamente, nas mãos da TSMC.

NVIDIA desistiu das linhas de produção Samsung. E agora?

RTX 30, NVIDIA

Portanto, depois de vários problemas com a produção de GPUs Ampere nas linhas de 8nm da Samsung. A NVIDIA decidiu voltar a produzir a totalidade dos seus produtos junto da TSMC, muito provavelmente, nas linhas de 5nm que a Apple anda a aproveitar em pleno para toda a sua gama de produtos. Porquê? Bem, a grande maioria dos problemas está nos yields das linhas da Samsung.

Yields? O que é isto?

Muito resumidamente, tem a ver com o número de chips funcionais presentes em cada waffer. Infelizmente, no caso da Samsung, nomeadamente nas linhas de 8nm, os yields eram extremamente baixos, ou seja, um grande número de chips com defeito, ou mesmo inutilizáveis, por cada lote produzido.

E agora Samsung?

Perder clientes como a NVIDIA nunca é uma boa notícia para ninguém. Por isso, a Samsung parece ter carregado no botão de emergência, de forma a assegurar que se mantém competitiva neste mercado.

Assim, ao que tudo indica, a Samsung está agora a fazer o tudo por tudo para convencer novos clientes a dar o salto para as suas linhas, com a promessa que o processo de 4nm irá começar a sua produção ainda em 2021, e que o processo de 3nm GAAFET irá começar a produção em massa algures em 2023.

  • (Entretanto, a TSMC deverá começar a produção no processo de 3nm seis meses a um ano, antes da Samsung! Contudo, a gigante Sul Coreana parece querer convencer os clientes com preços mais apelativos.)

A Samsung tem um problema grave nas suas linhas de produção… Não está a fazer dinheiro suficiente!

Para ter noção, enquanto a TSMC teve lucros a rondar os 13 mil milhões no segundo trimestre do ano, a Samsung chegou apenas aos 268 milhões de dólares, durante o mesmo exato período.

Aliás, até a SMIC e UMC fazem mais dinheiro que a Samsung, mas isto já tem a ver com o facto de algumas empresas terem “medo” de usar as linhas da gigante Sul Coreana, por ser uma rival direta em vários mercados. É exatamente por isso que a ideia de separar os negócios já esteve em cima da mesa por diversas vezes. (No entanto, não parece estar em consideração, atualmente).

Em suma, a Samsung tem muito trabalho pela frente, para provar que pode fazer frente à TSMC. Especialmente agora, que a Intel também parece estar a resolver os seus problemas, e parece pronta a fazer ‘peito’ neste mesmo mercado.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados