A NVIDIA tem andado à procura de soluções, no campo da produção, que não a obriguem a pagar os preços que a TSMC pede pelo uso das suas linhas. Sendo exatamente por isso, que com a geração Ampere (RTX 30), a gigante das placas gráficas fechou uma parceria com a Samsung, de forma a aproveitar o seu processo de 8nm.
No entanto, a gigante Sul Coreana demonstrou não ser capaz de responder às necessidades da NVIDIA… Como tal, a geração RTX 40 já deverá ser produzido nas linhas da TSMC. Tendo como base, o processo de 6nm, ou o mais recente de 5nm.
Um novo acordo, que muito provavelmente não é do agrado da NVIDIA… Ao fim ao cabo, a TSMC é a fabricante de semicondutores mais avançada, e por isso, mais procurada da indústria! O que claro está, significa que tem preços à altura da sua reputação.
Pois bem, no futuro, é muito provável que a NVIDIA volte a fugir da TSMC, mas desta vez, a ‘amante’ já não vai ser a Samsung, mas sim a Intel.
NVIDIA: Adeus Samsung, adeus TSMC, e olá Intel?
Portanto, a NVIDIA aproveitou a presente semana, para anunciar a sua mais recente arquitetura de nova geração, pensada para o mundo dos centros de dados, e workloads profissionais, a arquitetura Hopper.
No entanto, no mesmo evento de lançamento, foram feitas algumas questões relativas à produção de chips. Questões, que acabaram por ter algumas respostas bastante interessantes. Ao fim ao cabo, a NVIDIA passou um mau bocado com a Samsung, e claro, os efeitos da crise ainda não passaram por completo.
Pois bem, foi aqui que ficou aparente a possibilidade a NVIDIA criar uma relação muito próxima com a Intel, para a produção de GPUs. É que caso não saiba, o plano atual da Intel passa por investir forte e feio no lado da produção, e posteriormente abrir as suas linhas a empresas de fora. Uma destas empresas pode muito bem a ser a NVIDIA!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!