Com o impacto da pandemia de COVID-19, e consequentes confinamentos, tivemos muito boa gente a abraçar o teletrabalho, e claro, a investir forte nos seus setups em casa, para conseguirem trabalhar (ou jogar) com a maior qualidade possível. Isto significou um forte investimento em cadeiras! Aliás, em 2020 e 2021, os stocks de cadeiras gaming VOARAM das prateleiras. Foi a loucura!
No entanto, se por acaso quer mais conforto na hora de trabalhar, nem sempre é boa ideia optar por uma cadeira gaming. Talvez seja boa ideia olhar para uma cadeira ergonómica, com forte apoio lombar. Vamos por partes?
- LINK
Cadeira Ergonómica vs Cadeira Gaming: Está indeciso?
É inegável que na era da Internet passamos mais tempo do que nunca sentados, com as consequências que isso implica para a nossa vida e bem estar. Onde claro, temos de destacar a má postura, as dores lombares crónicas, distúrbios da coluna vertebral, etc… Dito isto, como não podemos mudar a forma como o nosso trabalho funciona, podemos pelo menos melhorar a nossa qualidade de vida, certo?
Portanto, antes de mais anda, é preciso perceber as diferenças entre as duas cadeiras. Uma cadeira gaming pode ser ergonómica? Sim, mas não faz mais sentido ter uma cadeira mais pensada para o seu bem estar? É que a posição de jogo, não é bem a mesma que provavelmente tem enquanto trabalha.
Ou seja, no duelo Cadeira Gaming vs Cadeira Ergonómica, existem pontos em comum, mas também particularidades diferentes.
O que é uma cadeira ergonómica?
Uma cadeira ergonómica, é muito resumidamente, uma cadeira que se adapta perfeitamente ao corpo humano. A sua função principal é que, de acordo com o seu peso e altura, se ajuste às suas medidas, oferecendo assim uma posição sentada natural e confortável.
Uma das principais característica é mesmo a atenção ao apoio lombar, a zona mais castigada do nosso corpo, enquanto estamos sentados. Afinal, é importante que a cadeira ergonómica nos faça manter uma postura vertical para reduzir a pressão sobre os discos intercervicais.
O que é uma cadeira gaming?
Pois bem, como disse em cima, uma cadeira gaming é também uma cadeira ergonómica, mas é especial. Como assim?
As similaridades:
- Ambas são concebidas para longas horas de uso. Quer seja um jogador ou um trabalhador em teletrabalho, ambas as cadeiras são concebidas para lhe permitir sentar-se durante longos períodos de tempo sem afetar a sua saúde lombar.
- São ajustáveis. Cada pessoa é diferente e a cadeira deve ser perfeitamente adaptada à forma de cada pessoa. Um dos detalhes mais marcantes é a sua altura ajustável, e inclinação.
- Têm normalmente apoios de braço e de cabeça. Isto é muito importante para não danificar as articulações do pulso ou do pescoço, especialmente se se trabalha regularmente no computador.
As diferenças:
- Design mais agressivo no lado das cadeiras Gaming! Uso de cores mais arrojadas, costura mais proeminente, e por vezes, uso de iluminação LED. Em suma, têm um design mais jovem.
- Enquanto uma cadeira Gaming é pensada para se manter no mesmo sítio. As cadeiras ergonómicas promovem a mobilidade, permitindo pequenos movimentos e/ou deslocações. Por isso, têm uma estrutura mais simples e mais leve.
- Materiais diferentes! As cadeiras ergonómicas têm como base tecidos respiráveis e resistentes. As cadeiras gaming apostam mais em materiais almofadados.
Optar por qual?
Pessoalmente, não recomendo uma cadeira gaming para trabalhar. Este tipo de cadeira é mais confortável, pensada para sessões de jogos de várias horas, e não para um trabalho mais dinâmico como pode ser o de escritório (mesmo que um escritório em casa).
A cadeira ergonómica é mais leve, é mais discreta, além disso, os materiais respiráveis permitem controlar melhor a sua temperatura corporal. Sendo a ideal para trabalho ou estudo, graças ao design funcional e ajustes à sua secretária.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!