NPU vai revolucionar os portáteis. Sabe porquê?

Caso ainda não tenha reparado, várias fabricantes de computadores portáteis andam a falar muito de um “novo” componente, que é o NPU (Neural Processing Unit). Mas, o NPU tem muito pouco de “novo”, visto que já anda a fazer das suas no mundo dos smartphones há algumas gerações.

Mas sabe o que é isto? É o componente que vai dar vida a uma nova era de Inteligência Artificial. Vai ser também por aqui que vamos ver as grandes evoluções tecnológicas da Samsung, Apple, Qualcomm, NVIDIA, AMD, Intel e MediaTek.

NPU vai revolucionar os portáteis. Sabe porquê?

Portanto, como já deve ter reparado, todas as grandes fabricantes de portáteis estão a renovar as suas gamas de produtos com muita Inteligência Artificial à mistura. Mas de onde vem toda esta “nova” capacidade? Vem da implementação de um NPU no CPU! É uma novidade que vai levar muito boa gente a trocar de portátil em 2024 e 2025.

Ou seja, se tem estado a ponderar a compra de um novo computador portátil, terá sem dúvida reparado que é cada vez mais comum ver modelos a apresentar capacidades NPU que se assemelham muito ao hardware que temos visto nos melhores smartphones do mercado.

A realidade é que, para adotar funcionalidades baseadas em IA realmente poderosas e eficientes, o NPU é essencial. Porque, este permite processador todos os dados em segurança no próprio dispositivo, sem ser necessária uma ligação à Internet. Mas vamos por partes.

O que é um NPU?

NPU significa Neural Processing Unit (unidade de processamento neural). Este pequeno componente é dedicado à execução de funções matemáticas associadas às tarefas de rede neural/aprendizagem automática/IA.

Dito isto, embora possam ser chips autónomos, estes estão cada vez mais integrados diretamente num SoC, juntamente com outros componentes críticos como é o caso do CPU, GPU e memória RAM.

O NPUs é dedicado a acelerar a aprendizagem automática, também conhecida como tarefas de IA. Aliás, os NPUs vêm em várias formas e tamanhos e muitas vezes são chamados de algo ligeiramente diferente, dependendo do quem desenvolveu e produziu o chip. Este pequeno componente é já possível de encontrar em diferentes aparelhos espalhados pelo panorama dos smartphones.

Afinal, a Qualcomm tem o Hexagon nos seus processadores Snapdragon, a Google tem as suas TPUs para a Cloud bem como os seus chips Tensor móveis, isto enquanto a a Samsung tem a sua própria implementação para o Exynos.

Entretanto, a ideia está agora a ganhar força no espaço dos computadores portáteis e PC.

Por exemplo, existe o Neural Engine no mais recente Apple M4, o Hexagon da Qualcomm na plataforma Snapdragon X Elite, e a AMD e a Intel começaram a integrar NPUs nos seus mais recentes chipsets.

Porquê a necessidade de um NPU?

É possível processar algoritmos baseados em IA num CPU. Porém, esta não é a melhor maneira de fazer as coisas, porque o CPU não é o chip mais poderoso e eficiente para este tipo de processamento. Sendo a Inteligência Artificial algo que tem de ser muito rápida e eficiente nas suas respostas, faz mais sentido utilizar um tipo de chip que seja completamente focado neste tipo de processamento.

Ou seja, enquanto o CPU é capaz de fazer tudo mas não é ideal para nada, um NPU só faz isto, mas é incrível nesta tarefa.

Aliás, o NPU é essencial para colmatar um dos maiores defeitos da IA atual, que é o seu processamento na Cloud. A IA precisa de muitos dados, muitos deles “pessoais”, por isso, limitar o envio e receção de dados sensíveis é uma das prioridades das equipas de engenharia.

Em suma, processamento local é preferível, e para isso acontecer, é necessário um NPU.

Vai dar força a uma gigantesca onda de “upgrades”!

O hardware antigo, ou seja, smartphones antigos, portáteis antigos, podem… Claro… Ter acesso à IA. Porém, sem NPUs, a sua performance e capacidade de acesso à nova era vai estar sempre limitada.

É exatamente por isso que tudo indica estarmos perante uma gigantesca onda de atualização de hardware! Isto tanto no lado dos smartphones, como também no lado dos portáteis. A IA parece ser apenas uma “moda” nos dias que correm. Mas não se deixe enganar, com o passar do tempo, vai ficar apenas mais importante.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas...

Netflix é completamente contra descontos no streaming

Quanto a si não sei, mas cá por casa, pago Netflix, HBO Max, Spotify, Prime, Disney+ e PS Plus! Uma despesa mensal considerável, que...

Tem mesmo de conhecer este truque no Google Maps!

Nos seus esforços para ir do ponto A ao ponto B utilizando o Google Maps, irá ocasionalmente querer encontrar algo. Assim pode ser uma...

Luz do motor acende e não fica estática! Sabe porquê?

Está a conduzir tranquilamente quando, de repente, o painel de instrumentos se ilumina com uma luz do motor que não fica estática. Pode ignorá-la...

Os sinais que a centralina do seu carro está a falhar

A centralina é um componente crucial num automóvel, uma vez que atua como o cérebro que controla várias funções do motor. Funciona em conjunto...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados