Novos iPad Pro podem ser o fim dos computadores portáteis!

O tão aguardado evento “Let Loose” da Apple, na terça-feira, promete dar início a uma era de transformação para o iPad. Embora esperemos actualizações para os iPad Pros e iPad Airs, Mark Gurman, um especialista da indústria, forneceu informações importantes sobre a configuração do alinhamento do iPad após o evento e a sua ambiciosa convergência com a experiência MacBook. Vamos então olhar para os novos iPad Pro que de facto podem substituir os portáteis tais como os conhecemos.

Novos iPad Pro podem ser o fim dos computadores portáteis!

Gurman propõe que a apresentação de 35 minutos irá simplificar a atual linha do iPad e solidificar a posição do iPad Pro como uma alternativa poderosa aos computadores portáteis tradicionais. Inicialmente, esperava-se que os novos iPad Pros fossem actualizados para o chip M3. No entanto, Gurman parece estar convencido de que, em vez disso, serão lançados com o ainda anunciado chip M4.

- Advertisement -

Parece um pouco rebuscado para a Apple estrear um chip totalmente novo durante um evento relativamente curto. No entanto, pode ser possível que o chip M4 do iPad Pro seja apenas uma versão ligeiramente ajustada do M3 que atualmente alimenta os MacBooks. Se for esse o caso, a Apple pode lançar as variantes mais poderosas do chip M4 ainda este ano. Teremos apenas que esperar e ver o que a Apple tem reservado para nós.

Espera-se também que a Apple revele um Magic Keyboard redesenhado para o iPad Pro. Gurman informou anteriormente que o novo teclado terá uma estrutura de alumínio mais durável que lembra os computadores portáteis e um trackpad maior para um fluxo de trabalho mais parecido com o de um portátil no iPad Pro.

Estratégia de tamanho duplo para o Air

O iPad Air irá adotar uma estratégia de tamanho duplo, oferecendo modelos de 11 e 12,9 polegadas, reflectindo diretamente as opções de configuração de sucesso disponíveis no MacBook Air. A inclusão prevista de ecrãs OLED nos modelos iPad Pro também se traduzirá num aumento de preço significativo, especialmente para a versão topo de gama de 12,9 polegadas.

novos iPad Pro

Esta pode ser outra razão pela qual a Apple está a introduzir um iPad Air de 12,9 polegadas, oferecendo a opção de um formato maior a um preço mais acessível. A situação do chip na linha do iPad Air também não é tão confusa, uma vez que está certamente a receber uma atualização para o chip M2.

De acordo com a análise de Gurman isto é o que podemos esperar eventualmente depois de terça:

  • iPad (9ª geração): O iPad mais barato com um ecrã de 10,2 polegadas e botão de início.
  • iPad (10ª geração): Um ecrã de 10,9 polegadas e sem botão de início para uma estética mais moderna.
  • iPad mini (6ª geração): Ecrã de 8,3 polegadas, sem alterações imediatas previstas.
  • iPad Air: Com modelos de 11 e 12,9 polegadas equipados com o chip M2.
  • iPad Pro: modelos de 11 e 12,9 polegadas com o chip M4 e ecrãs OLED

Segundo consta, a Apple tenciona simplificar ainda mais a gama de produtos até 2025. O iPad de 9ª geração poderá ser descontinuado para dar lugar a uma opção mais económica de 10,9 polegadas. Entretanto espera-se também que o iPad mini receba uma atualização do processador para manter a competitividade.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.