Novos chips de memória RAM a caminho! Preços vão baixar

Como dissemos ontem, temos novos chips de memória a caminho pelas mãos da Samsung, denominados de A-Die, que irão ocupar o espaço dos ‘velhinhos’ e obsoletos B-Die! (Memória que os entusiastas adoravam, graças ao seu grande potencial de overclock, mantendo excelentes timings.)

Samsung A-Die: Temos nova memória RAM DDR4 de 10 nm a caminho, que deverão trazer consigo preços ainda mais baixos

Então, se os chips B-Die eram tão populares no mercado, porquê é que a Samsung decidiu acabar com a sua produção?

de memória RAM

Caso não saiba, toda a memória RAM passa por um ciclo de produção! Primeiramente, a memória é produzida com o processo existente, o que é relativamente caro. Posteriormente, o processo melhora, a economia começa a procurar mais aquele produto, e a RAM começa a ser cada vez mais barata de produzir.

Portanto, normalmente, as versões mais recentes de qualquer tipo de memória RAM, são mais rápidas mas também mais baratas. (Com as capacidades a aumentar significativamente)

No caso da RAM ‘by Samsung’, a história é exatamente a mesma!

Os chips de memória Samsung DDR4 B-Die, eram fabricados com o processo de 20nm, e por isso eram um pouco caros. No entanto, como tinham um excelente potencial de overclock, fizeram um tremendo sucesso no mercado, e com a procura, o custo também baixou um pouco.

Dito isto, os novos chips A-Die são produzidos com o processo de 10nm, o que irá permitir à Samsung baixar significativamente o custo, ao mesmo tempo que aumenta o volume de produção. Contudo, existe um ponto negativo… No início, o potencial de overclock vai ser muito mais baixo.

Assim, enquanto os 10nm trazem grandes melhorias para cima da mesa, também são menos ‘maduros’ que os velhinhos 20nm. Por isso, vai demorar algum tempo, até que cheguem às frequências e timings dos antigos chips.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também