Inicio Android Novidade na Play Store permite jogar antes do download acabar!

Novidade na Play Store permite jogar antes do download acabar!

Atualmente, jogamos cada vez mais nos nossos smartphones Android. A razão é simples. Os gráficos estão cada vez melhores e isto faz toda a diferença. Ainda assim, há espaço para muito mais evolução. Na realidade não entendo como é que diversos títulos não estão melhores, sendo os dispositivos móveis máquinas tão poderosas. Agora há uma novidade na Play Store e no Android que está a caminho e vai fazer ainda mais a diferença.

Novidade na Play Store permite jogar antes do download acabar!

Entretanto, quando se tratam de muitos jogos é completamente normal que eles levem mais tempo a fazer o download. Isto pode ser irritante, especialmente se quisermos testar rapidamente um novo jogo ou se não tivermos muito tempo para esperarmos que o download fique completo. Ora a Google parece ter pensado nisso ao desenvolver um novo sistema de ficheiros, chamado Incremental File System. Em português, Sistema Incremental de Ficheiros. Na prática vai permitir que um jogo seja lançado, mesmo antes de todos os dados serem descarregados para um dispositivo.

Novidade na Play Store

Podemos ler na documentação da Google no LWN.net a definição da nova funcionalidade. O Incremental File System é um “sistema de ficheiros virtual para fins especiais do Linux que permite a execução de um programa enquanto os seus ficheiros binários e funcionalidades ainda estão a ser descarregados lentamente através da rede, USB etc.”. Isto significa simplesmente que, para iniciar qualquer aplicação Android de grandes dimensões, é necessário fazer o download de algum conteúdo e os dados restantes podem continuar a ser descarregados enquanto a aplicação já foi iniciada.

Infelizmente, também foi mencionado que, por vezes, pode ser necessário que a aplicação espere por algum bloco de dados importante que ainda não foi descarregado. Ou seja, o utilizador pode ter de enfrentar uma pequena pausa. Ainda assim, os casos serão muito raros e assim as aplicações podem ser logo executadas sem qualquer problema.

Entretanto, o conhecido site XDA Developers não espera que esta funcionalidade esteja disponível no Android 11 e provavelmente será implementada antes do Android 12 em 2021. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...