Novidade do Google Chrome dá muito jeito no Android!

Quem utiliza o Chrome ou qualquer um dos outros browsers já se habitou, de certeza, a aproveitar as vantagens dos separadores. De facto eles são muito úteis quer estejamos a utilizar o browser no computador ou no smartphone.

No entanto apesar da nossa habituação a este sistema, ele nem sempre funciona tão bem como deveria.

É verdade que no caso do Chrome tudo é muito intuitivo. Ainda assim funciona melhor quando só temos até 10 separadores abertos.

Quando ultrapassamos esse número surge alguma confusão e torna-se mais complicado encontrarmos aquilo (ou aquele) de que estamos à procura.

Agora o Chrome tem uma novidade que permite resolver este problema, graças ao agrupamento das tabs. Da mesma forma está também disponível um ecrã de separadores reformulado.

Google Chrome

Na prática, a nova funcionalidade permite juntar sites em grupos. Dito isto, o menu que surge após um pressionar longo revela a opção de abrir a página num novo grupo de separadores.

Depois, ao criar-se um grupo é revelada uma barra de navegação inferior, onde os vários separadores são mostrados como favicons para alternar facilmente entre eles. Entretanto ao tocar-se no ícone dos separadores ao lado da barra de pesquisa leva-nos ao novo ecrã dos tabs. Dito isto, a interface anterior desapareceu e, no seu lugar, estão miniaturas que mostram uma pré-visualização da página num estilo de galeria vertical.

Os grupos de separadores são revelados como pastas. Cada uma mostra o número total de separadores dentro de um grupo. A isto juntam-se as visualizações em miniatura e favicons para as primeiras quatro páginas. Entretanto, ao carregar num grupo surge uma visualização expandida, que é muito semelhante à interface geral dos separadores. Isto vai sem dúvida ser muito útil quando tivermos alguns separadores abertos no Chrome.

A nova interface ainda está a ser desenvolvida e como tal vai ficar mais polida num futuro próximo. À semelhança das outras funcionalidades adicionadas ao Google Chrome, esta novidade já está acessível na versão Canary do Android, como refere o site Android Police.

Para o ativarmos temos de digitar “chrome://flags” na barra de endereço do Chrome Canary. Aí procure por “enable-tab-groups-ui-improvements”. Ative a opção, reinicie o browser e já o vamos poder utilizar.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office 2021 vai ser lançado ao mesmo tempo que o Windows 11!

A Microsoft está a fazer um sucesso completamente absurdo com o seu Microsoft 365 e Office 365, dois serviços de subscrição que poderão muito...

O IKEA vai (finalmente) começar a vender mobília ASUS ROG

Há cerca de um ano, o IKEA e a ASUS juntara-se numa parceria muito interessante, que deveria dar origem a uma extensa gama de...

Cabos caros? Para quê? Bem… A ASUS tem agora um cabo ROG!

Existe todo um submundo focado nos cabos caros, que claro está, de forma a justificar o seu preço, prometem uma performance superior aos "cabos...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!