Inicio Android Novidade Android: saiba se deve atender ou não as chamadas

Novidade Android: saiba se deve atender ou não as chamadas

De uma forma geral e um pouco por todo o mundo, metade das chamadas telefónicas recebidas pelos utilizadores consistem em esquemas ou estão a tentar vender-nos algo. Aliás em muitos casos até costumamos utilizar serviços como o sync.me para tentarmos perceber de onde nos estão a ligar. Ora para que tudo seja mais simples a Google adicionou uma funcionalidade ao sistema operativo Android que nos diz logo se devemos atender ou não as chamadas.

Novidade Android: saiba se deve atender ou não as chamadas

Uma Página de suporte da Google menciona a funcionalidade que tem o nome “Chamadas verificadas”. Na página, a Google afirma que as chamadas verificadas o ajudam a tomar “decisões informadas sobre as chamadas recebidas”. Dito isto, a Google tem vindo a trabalhar com empresas para se saber sempre de que entidade parte o telefonema e qual o motivo da chamada. A Google também vai mostrar o logotipo da empresa que está a ligar. Tudo nesta funcionalidade de chamadas Android.

Android chamadas

Com as “chamadas verificadas”, antes de uma empresa ligar, é enviado a um servidor dedicado o número de telefone, o número de destino e o motivo da chamada. Pode ser, por exemplo, para “agendar uma assistência ao nível de Internet” ou para informar que a entrega de comida está a caminho. Esta informação é enviada para a aplicação. Portanto, quando uma empresa lhe ligar ficará logo a saber do que se trata. Após alguns minutos, as informações sobre a chamada, incluindo o seu número e motivo, são removidas do servidor da Google.

Para que a funcionalidade de verificação de chamadas funcione ela deve estar ativada.

Dito isto, pode desativá-la abrindo a aplicação telefone. Depois vá às configurações e procure por “chamadas verificadas”. Deve estar ativado por defeito. Para desativar é só seguir os mesmos passos.

Numa altura em que cada vez recebemos mais chamadas de spam nos smartphones Android e iOS de todo o mundo isto é sem dúvida uma excelente funcionalidade. É que para além disso, até nos avisa se for um número de spam.

Entretanto se por algum motivo ainda não tem esta novidade e anda a receber diversas chamadas de spam existe uma aplicação obrigatória e grátis na Play Store. Chama-se Devo atender e encontra mais informações aqui.

Já no caso da novidade da Google, se lhe quer deitar a mão, descarregue já da Play Store a app que permite fazer chamadas no sistema operativo Android. Está disponível aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...