Novas baterias capazes de revolucionar o mundo dos smartphones!?

Apesar da clara evolução no mundo das baterias, especialmente na parte das tecnologias de carregamento rápido. A verdade é que este componente continua a ser o grande ponto fraco da grande maioria dos aparelhos eletrónicos móveis.

No entanto, aparentemente, temos boas notícias neste aspeto! É que uma equipa de engenheiros da UC San Diego, tem estado a trabalhar numa bateria all-solid-state capaz de revolucionar completamente o mercado atual!

Estamos a falar de uma melhoria muito significativa na densidade da energia armazenada, bem como dos tempos de carregamento. Isto já para não falar dos materiais utilizados, que são mais seguros, mais sustentáveis, etc…

Novas baterias capazes de revolucionar o mundo dos smartphones!?

Portanto, estamos a falar de uma bateria all-solid-state que combina um eletrólito sólido com um ânodo de silício. Um novo tipo de bateria que poderá mesmo revolucionar várias indústrias, nomeadamente a automóvel, e também a de produtos mobile, como o smartphone ou o tradicional computador portátil.

É que além das melhorias na performance da bateria propriamente dita, esta bateria solid-state também deixa de lado substâncias inflamáveis, tóxicas, elementos voláteis, elementos raros, o que claro está, faz com que seja uma bateria mais segura e amiga do ambiente.

Melhoria da densidade?

Segundo a equipa de engenheiros, vamos ter um aumento de 10x na densidade de armazenamento de energia! No entanto, ainda há muito a investigar! Visto que este tipo de aumento mete outros problemas em cima da mesa, como a expansão e contração da célula da bateria enquanto carrega ou descarrega.

Em suma, ainda é cedo para ver esta tecnologia no mercado propriamente dito. Ainda assim, com tantas empresas a apostar na pesquisa e desenvolvimento, não deverá demorar assim tanto tempo até vermos os primeiros carros, smartphones, relógios, etc… Com baterias solid state.

Ademais, o que pensa sobre esta nova tecnologia? Será finalmente aquilo que o mercado realmente necessita? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Xiaomi promete não ‘matar’ baterias com o novo carregamento de 120W

As tecnologias de carregamento rápido são, por enquanto, a melhor arma que temos, hoje em dia, para lutar contra a fraca autonomia de muitos dos nossos aparelhos eletrónicos. Afinal de contas, qual é o problema de um smartphone apenas aguentar meio dia de uso intensivo… Se o pode ligar ao carregador durante 10~15 minutos, e receber logo mais de 50% de carga?

No entanto, apesar de todos os benefícios deste tipo de carregamento, também temos de olhos para as desvantagens. Este tipo de carregamento é obviamente útil, mas não deve ser usado como uma forma de carregamento normal, para o dia-a-dia. É que meter uma grande quantidade de energia dentro de uma célula de bateria, pode provocar alguns danos à bateria, se a coisa não for bem feita.

Leia o resto do artigo aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados