A maioria das pessoas utiliza o browser Chrome. É por isso que este alerta se torna tão importante. É que tem de atualizar agora mesmo para se livrar de uma falha crítica explorada por criminosos. Não dá mesmo para esperar. Tudo porque para além dessa falha crítica foram também corrigidas mais 10. Assim faça agora mesmo a atualização para a nova versão do Google Chrome.
Atualize agora para a nova versão do Google Chrome
De facto, mantermos o browser atualizado é meio caminho andado para a segurança. Sobretudo quando os updates corrigem ameaças zero-day. Na prática isto significa que ainda não havia proteção para ele mas até é provável que ele já seja conhecido dos criminosos e esteja a ser usado neste momento.
Aliás foi por se tratar de uma falha zero-day que a Google agiu rapidamente e lançou o update.
A nova versão, trata-se da 104.0.0.5112.101 para Mac e Linux e 104.0.5112.102/101 para Windows. Está disponível em todo o mundo e é vital que se certifique que o seu software Chrome é atualizado para esta versão o mais rapidamente possível.
Para se certificar de que o seu browser está atualizado basta lançá-lo tocar no menu de três pontos e ir a ajuda e depois acerca do Google Chrome. Aí recebemos o alerta da atualização e depois é so darmos um clique no botão reiniciar para concluir o processo.
Como sempre, a empresa não revelará mais detalhes sobre as falhas até que a maioria das pessoas já tenha instalado a atualização.
Entretanto há mais novidades no mundo Chrome mais concretamente na versão 105 que está para breve. É verdade que as novidades não são muitas mas revela que algo bastante interessante está a ser preparado.
Modo PIP na versão Android
Há muito que a Google permite que os websites coloquem janelas flutuantes na versão do Chrome para computadores. Entretanto, agora esta novidade está também a chegar ao Android. Mais especificamente vai estar disponível nos smartphones que executam o Android 11 ou superior.
Parece que esta é principalmente uma mudança direcionada para os programadores que facilita a abertura de vídeos no modo PiP.
Alterações na interface das aplicações web no Chrome 105
Muitas aplicações nativas no Windows e macOS adicionam alguns dos seus conteúdos na barra de titulo. O Chrome em si é um bom exemplo disso. É que os separadores surgem no topo da interface, junto aos botões de controlo da janela. Agora e depois de meses de desenvolvimento esta novidade vai chegar às janelas das aplicações web. Isto significa que certos elementos da interface, como barras de pesquisa, ícones, informações sobre o estado, e muito mais podem agora surgir neste espaço.
Melhorias das pesquisas nos sites
Pesquisar conteúdo numa página através do Ctrl+F é já algo bastante normal. No entanto, o Chrome 105 pode tornar uma experiência mais personalizada dependendo do site que visita. Uma nova API permite que os programadores personalizem esta experiência de procura. Assim será possível, por exemplo, dar mais informações sobre a pesquisa.
O Chrome 105 já se encontra disponível na Play Store para o seu smartphone Android. Nos computadores, basta dirigir-se ao website do Chrome Beta para obter automaticamente a versão adequada para o seu sistema operativo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!