Com tantos esquemas que circulam na Internet uma forma dos browsers cativarem utilizadores é tornando-os mais seguros. É exatamente o que a Google tem feito com o Chrome. Assim este browser tem recebido várias atualizações neste sentido, mas é talvez a última que parece abanar mais as coisas. Assim, as atualizações, que acompanham a nova versão do Chrome, incluem uma verificação de segurança proactiva, uma gestão de notificações simplificada e permissões únicas para páginas Web.
Google faz “all-in” na segurança na nova versão do Chrome!
Verificação de segurança proactiva do Google Chrome
Uma das principais actualizações é uma funcionalidade actualizada do Safety Check. Na ptática agora funciona de forma mais proactiva em segundo plano e oferece uma maior proteção contra ameaças online.
Se não visitar um site há algum tempo, o Chrome retira automaticamente quaisquer permissões que lhe tenha concedido. São exemplo disso o acesso à câmara ou ao microfone.
Alguns sites induzem-no a permitir notificações sem propriamente o questionarem devidamente. Depois bombardeiam-no com spam. O Chrome identifica-os e vai revogar automaticamente a permissão para lhe enviar notificações.
Entretanto o Safety Check alerta-o se o seu browser estiver desatualizado. Também se as suas palavras-passe forem fracas ou se existirem outros problemas de segurança.
No ambiente de trabalho, o Safety Check continuará a assinalar quaisquer extensões que possam representar um risco de segurança e facilitará a sua remoção.
Cancelamento de subscrições com um toque
A outra grande atualização anunciada é maior facilidade no cancelamento da subscrição de notificações de sites indesejados. A funcionalidade está atualmente a ser implementada nos dispositivos Pixel. No entanto, em breve, estará disponível numa gama mais vasta de dispositivos Android. Os utilizadores poderão parar as notificações de sites específicos com um único toque na gaveta de notificações.
Permissões únicas para sites
Outra atualização focada na privacidade é a introdução de permissões únicas para websites. Os utilizadores podem agora optar por conceder acesso a funcionalidades sensíveis, como a câmara ou o microfone, numa base temporária. Quando o utilizador sai do site, o Chrome revoga automaticamente as permissões concedidas, impedindo o acesso posterior. Isto a menos que seja explicitamente reautorizado. Esta funcionalidade está disponível nas versões Android e desktop do Chrome.
Em conclusão, as mais recentes actualizações do Chrome da Google representam um passo claro no sentido de um ambiente online mais seguro e centrado no utilizador.