A AMD Radeon Vega 20 que não é nada mais nada menos que a Radeon Vega 10 produzida com o novo processo de fabrico de 7nm em vez dos 14nm actualmente usados, já chegou aos laboratórios da AMD para testes.

AMD Radeon RX Vega 7nm

Já muito foi falado acerca deste GPU, com alguns slides ‘leaked’ em Janeiro a confirmar que a Radeon Vega 20 irá chegar algures na segunda metade de 2018.

O que parece bastante provável visto que a arquitectura já se encontra em testes numa placa concebida para Aprendizagem Máquina nos laboratórios da AMD.

O slide que apareceu na Internet em Janeiro também fala acerca de suporte da PCI-Express Gen4, mas isto ainda não foi confirmado pela AMD.

AMD Radeon Vega

Esta mudança no processo de fabrico de 14nm para 7nm vai certamente aumentar significativamente a eficiência energética mas também a frequência de relógio deste GPU.

Estes testes nos laboratórios da AMD podem ser um factor decisivo na vinda desta nova placa para a família Radeon RX, algo que tem de ser bem pensado, pois a empresa não pode sair mais uma vez derrotada neste mercado.


Queda no preço de placas gráficas está iminente ?

Devido à explosão da popularidade do mining de criptomoedas, tornou-se bastante mais complicado conseguir encontrar placas gráficas da AMD e da Nvidia em stock, além disto os preços também aumentaram de uma maneira inesperada e exagerada.

Sem dúvida que este fenômeno na procura de placas gráficas aumentou significativamente o preços destas desde o verão de 2017 até aos dias de hoje, no entanto, com a ‘bolha’ do mining agora a rebentar, os parceiros da AMD e da NVIDIA esperam uma queda abrupta nas remessas de GPUs já em Abril.

Segundo o site ‘DigiTimes’, algumas fontes revelaram que os parceiros da AMD e NVIDIA – Gigabyte, MSI, entre outras – esperam que as remessas de GPU caiam 40% já neste presente mês de Abril, devido ao fim da loucura do mining.

Tudo isto porque os distribuidores e operadores de operações de mining em larga escala têm diminuído o número de encomendas de placas gráficas e motherboards aos fabricantes, ou até mesmo pedido a suspensão de algumas remessas, uma vez que é notória a queda dos ânimos na comunidade de mining de moedas virtuais desde o início do mês de Abril.


Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.