Novo tipo de memória vai substituir a RAM e a ROM

Quando o tema é memórias para computador, normalmente falamos da RAM, componente essencial para o rápido funcionamento de um sistema ou da ROM que é um tipo de memória que permite apenas a leitura dos dados guardados.

Para quem não sabe, a ROM armazena todo o tipo de informações de forma permanente.

Já a memória RAM, é um tipo de memória volátil, que nos permite armazenar os programas em execução. Ou seja, quanta mais RAM tiver, mais programas irá poder ter em execução simultaneamente.

Mas agora parece que vai existir um terceiro tipo de memória, que é capaz de fazer tudo por conta própria, talvez até ir um pouco mais além do que a RAM e a ROM.

Vem aí uma nova memória que vai tornar a RAM e a ROM obsoletas!

As memórias RAM e ROM não estão a evoluir à velocidade que deviam, apesar de a memória DDR5 estar em desenvolvimento ainda não há datas de chegada da mesma ao mercado.

Dito isto, está em desenvolvimento um novo conceito de uma memória de porta semi-flutuante baseada nas heteroestruturas de Van der Waals para aplicações quase não voláteis.

Van der quê ??

Em termos simples, estas duas tecnologias trabalham em conjunto para trazer as vantagens dos transístores comuns, mas com um acréscimo significativo na velocidade de transferência de dados, isto com um custo energético muito menor!

Esta memória é fruto do trabalho de cientistas da Universidade de Fudan, em Xangai, que publicaram recentemente um estudo sobre a nova tecnologia na revista Nature Nanotechnology.

Mas qual a necessidade de criar um novo tipo de memória?

As memórias RAM e ROM não são perfeitas, pois enquanto os sistemas podem ter acesso rapidamente aos dados armazenados na memória RAM, esta não armazena a informação de forma permanente.

Por exemplo, pense num documento Word que não está guardado, este está armazenado na RAM enquanto o PC estiver ligado, mas assim que o computador se desliga (por exemplo, numa falha súbita de energia) o documento é perdido não ter sido guardado permanentemente, o mesmo acontece com qualquer outra aplicação do computador.

Podemos ver como é que a memória de um PC funciona aqui:

Já no caso dos dados armazenados na ROM, estes são armazenados de forma permanente, mas de uma forma.

Estes investigadores dizem que o novo tipo de memória não é apenas o melhor dos dois mundos, mas uma melhoria em todos os sentidos! Esta nova memória permite que o utilizador decida por quanto tempo deseja que a memória armazene os dados.

RAM ROM

Um componente bastante interessante que pode vir a ser o novo tipo de armazenamento de computador num concorrente num mercado bastante competitivo da RAM e ROM.

É importante lembrar que esta nova memória ainda está em testes e que por isso ainda irá demorar algum tempo a ser lançada.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário