Chegou uma nova fabricante automóvel a Portugal, chama-se Changan e já fez a sua primeira aparição oficial no ECAR Show 2025, em Lisboa.
Dito tudo isto, para quem ainda não ouviu falar da marca, convém ficar atento: estamos a falar de um dos maiores fabricantes da China, com mais de 2,2 milhões de carros vendidos só em 2024. Uma marca que, vem com muita vontade de vencer em Portugal, e de facto, está a contar vender pelo menos 500 veículos até ao final do ano na nossa região.
Nova marca chinesa entra em Portugal… Para rebentar com tudo!
Deepal S07
- Autonomia: 475 km
- Motor: 258 cv
- Aceleraçao: 6.7s dos 0 aos 100 km/h
- Extras: ecrã giratório de 15,6 polegadas e assistência de condução de nível 2+.
Portanto, a entrada da Changan em Portugal está a ser feita através do Grupo Auto-Industrial, que passa a ser o importador e distribuidor exclusivo da marca no nosso país. Dito tudo isto, o primeiro modelo já está escolhido, e a ideia é impressionar.
O primeiro modelo da Changan a chegar à Europa será o Deepal S07!
Estamos assim a falar de um SUV 100% elétrico com aspirações premium. Custa 44 mil euros, pertence ao segmento D, e é um carro que impressiona a todos os níveis, especialmente no lado da tecnologia e qualidade dos interiores.
Aliás, o Deepal S07 é o mesmo modelo que vai servir de base ao Mazda CX-6e, fruto da parceria entre a Changan e a Mazda no mercado chinês. Por isso, não existam dúvidas para a qualidade do automóvel que temos à nossa frente.
Changan quer lançar 9 modelos até 2027!
O próprio representante da marca disse com todas as letras que o objetivo é fazer sucesso, ou melhor “rebentar com isto tudo”. Ou seja, a ambição é clara.
Mas, esquecendo este modelo, a Changan quer lançar nove modelos na Europa nos próximos três anos, e Portugal está incluído nessa expansão.
Os detalhes sobre os modelos, versões e preços específicos para o nosso mercado ainda não foram divulgados, mas deverão ser conhecidos muito em breve.
Entretanto, sobre o Grupo Auto-Industrial, que agora representa a Changan, é um dos nomes mais históricos do setor em Portugal. Fundado em 1920, fechou 2024 com um volume de negócios de quase 294 milhões de euros, e está agora apostado em trazer mais uma marca chinesa para o top de vendas nacional.
Em suma, fica o aviso! Se estás a pensar trocar de carro, o nome Changan pode bem vir a entrar nas tuas contas.