No final da semana passada, foi notícia que a empresa de Branch Metrics despediu mais de 100 funcionários, incluindo toda a equipa do Nova Launcher, à exceção do seu fundador e do criador original Kevin Barry. Barry agora lançou uma declaração oficial que aborda a demissão e o estado do Nova Launcher. Uma coisa parece certa. O Nova Launcher não vai acabar!
Nova Launcher perdeu a equipa mas não vai acabar
Se não estiver familiarizado com o software, o Nova Launcher é um launcher de terceiros que abre opções de personalização a que normalmente os utilizadores não têm sucesso. Isto inclui coisas como modificar o tamanho das grelhas, escolher a colocação de widgets e ter gavetas de aplicações. Entretanto a Nova foi adquirida pela empresa de análise Branch Metrics em 2022, o que permitiu à Nova obter insights profundos sobre como os utilizadores interagem com a aplicação.
Quando as questões dos despedimentos da equipa foram partilhadas nas redes sociais por veteranos do Nova Launcher como Rob Wainwright e Cliff Wade, as pessoas ficaram preocupadas com o futuro da app. Para além disso todos ficaram a pensar que o projeto agora seria levado por duas pessoas ou então iria terminar. No entanto, antigos funcionários garantiram aos fãs que não havia motivo para pânico e que Barry continuaria o seu bom trabalho.
Numa breve declaração, Barry reconhece a perda dos seus colegas de trabalho e deseja-lhes o melhor nos seus futuros empregos. Barry também aproveita um momento para esclarecer o que se está a passar com o desenvolvimento. Explica que, durante anos, a equipa Nova foi apenas ele. Enquanto Barry, Wainwright e Wade se tornaram o núcleo da equipa, Barry reitera que “sempre foi o líder e principal colaborador do Nova Launcher e isso não mudou”. Barry afirma também que ele “continuará a controlar a direção e o desenvolvimento do Nova Launcher”.
A declaração parece ser uma tentativa de amenizar os temores dos fãs quanto à redução do suporte. Espera-se que a Nova ainda lance o patch 8.1 em que tem estado a trabalhar. No entanto terá um âmbito reduzido em comparação com o anterior. Ainda não se sabe exatamente como as demissões afetarão o desenvolvimento futuro.