Note 10 Exynos vs Note 10 Snapdragon: Qual é o mais rápido? – A Samsung adora equipar os smartphones da linha Galaxy S e Galaxy Note com 2 SoCs diferentes, consoante o mercado em que são comercializados. Assim, temos uma versão ‘Internacional’ com o SoC Samsung Exynos 9825, bem como uma versão para o mercado Norte Americano (e China) com o SoC Qualcomm Snapdragon 855.
Dito isto, no passado, os SoCs Exynos eram quase sempre superiores ao chip Qualcomm! Contudo, o seu GPU Mali ficava quase sempre atrás do GPU Adreno da solução Snapdragon. O que claro está, causava várias dores de cabeça, nos dois lados da barricada.
No entanto, as coisas mudaram bastante, e agora quem comanda… É o SoC Qualcomm Snapdragon, tanto no GPU como no CPU! (Vídeo aqui.)
Galaxy Note 10: A versão equipada com o Snapdragon 855 é bastante mais rápida que a versão Exynos 9825 do mercado Europeu!
No vídeo em cima, poderá ver no fundo aquilo que é conhecido como ‘Speed Test G’. Ou seja, um grupo de dez testes, que são executados numa ordem pré-definida. (Um de cada vez).
A ideia aqui é conseguir medir a performance do CPU e GPU, tanto de forma isolada, como em casos em que possam trabalhar em conjunto.
Se por acaso quiser ver o vídeo, vai reparar que tudo parece bem até ao teste número 7. Em que o Note 10+ com o chip Qualcomm Snapdragon 855 salta para a diferença. (Teste de Framerate)
O que leva uma vantagem de 20 segundos, para a versão com o chip da Qualcomm, no fim de todos os testes.
Pois bem, quando vemos os resultados finais, é possível perceber que o CPU do SD855 oferece uma vantagem de 3 segundos, enquanto o GPU oferece uma vantagem muito significativa de 14 segundos!
Em suma, este testes demonstra que a versão com o chip Snapdragon é significativamente mais rápida que a versão Exynos… O que provavelmente poderá irritar bastante os fãs do smartphone, que chega ao mercado com o SoC ‘By Samsung’! Afinal de contas, o preço é exatamente o mesmo, mas a performance não…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.