A HMD Global anunciou o Nokia 9 PureView no MWC. Logo pelo nome percebemos rapidamente que se trata de um dispositivo para entusiastas da fotografia. Estivemos sempre curiosos acerca das caraterísticas, embora um pouco de pé atrás com o processador. Será que a nova aposta tem tudo para conquistar o mercado?

Como deve imaginar, a caraterística principal do Nokia 9 PureView é a fotografia. Dito de outro modo, são as cinco câmaras na parte traseira.

Foi realmente desenvolvido a pensar em que adora fotografia. No entanto há mais aperitivos. Temos o design, as especificações e claro está o mais recente sistema operativo Android.

O ecrã tem a dimensão de 5,99 polegadas. É OLED e possui resolução Quad HD+. Tem um leitor de impressões digitais integrado no ecrã e não está presente a afamada monocelha.

Entretanto na parte inferior está uma porta USB-C e a saída para auscultores foi finalmente abandonada.

Este dispositivo tem classificação IP67 para proteção contra poeira e água. Aguenta a uma profundidade até um metro durante 30 minutos.

A HMD Global optou pelo processador Qualcomm Snapdragon 845. Este é o processador utilizado em muitos smartphones premium de 2018. Assim, seria de esperar que o Nokia 9 Pureview de 2019 viesse com o 855.

Finalmente sabemos as razões que levaram a HMD Global a apostar no Snapdragon 845 em vez do 855

A HMD Global já estava a trabalhar neste dispositivo há algum tempo. Como tal necessitava de escolher um processador. O Snapdragon 855 não estava pronto nessa altura e como tal o 845 foi a escolha lógica. A isto juntam-se 6GB de memória e 128GB de armazenamento.

Entretanto o Nokia 9 PureView vem com uma bateria de 3.320mAh. O dispositivo também suporta carregamento rápido, bem como carregamento sem fios.

O Nokia 9 PureView executa o Android 9 Pie e é um telefone Android One.

Como já tinhamos referido, o Nokia 9 PureView possui cinco câmaras na parte traseira. As cinco têm lentes Carl Zeiss e sensores de 12MP. Dois dos sensores capturam fotos coloridas, enquanto os outros três são monocromáticos e ajudam na profundidade, contraste e exposição.

Todas as imagens capturadas com o Nokia 9 PureView são obtidas em HDR. Entretanto, o Nokia 9 cria imagens com exposição ajustável, mas também com vários graus de bokeh ajustável.

Entretanto e mostrando as opções de fotografia, vem pré-carregado com o Google Lens, o Google Fotos e o Adobe Lightroom.

Este dispositivo vai custar 599 euros e será vendido na Europa e na América do Norte. Exatamente quando, ninguém sabe.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.