Receberam mal isto no Google Maps e agora adoram!

Muitas pessoas reagem mal à mudança. Dito isto, sempre que uma aplicação como o Google Maps, que tem dezenas de milhões de utilizadores, altera alguma coisa parece que cai o carmo e a trindade. No entanto, passado algum tempo, aqueles que correram para as redes sociais ou fóruns para criticar as novidades no Google Maps acabam muitas vezes por mudar de ideias e gostar do que foi alterado. Já aconteceu em várias ocasiões. Para exemplificar tudo isto aqui estão três das actualizações do Google Maps que os utilizadores acabaram por adorar.

As novas cores

A Google actualizou a interface do Google Maps com novas cores no final de 2023, e o feedback inicial foi horrível. Os utilizadores detestaram as novas cores, alegando que já não conseguiam distinguir o que viam no mapa. Alguns disseram que se sentiam perdidos, com utilizadores que dependiam do Google Maps para navegação a afirmarem que nem sequer conseguiam ver o percurso nos seus ecrãs.

Entretanto muitos correram para a Google Play Store para dar à aplicação uma classificação de uma estrela. Outros lançaram uma petição para pedir à Google que revertesse a alteração.

A Google raramente comentou a atualização. Eventualmente, a interface actualizada chegou ao Android Auto e ao CarPlay, e as críticas continuaram.

No início de 2025 já ninguém fala sobre as novas cores. Assim o Google Maps parece agora natural e fácil de utilizar, e distinguir elementos no mapa é novamente mais fácil. A conclusão é que ninguém gosta de mudanças, mas ao fim de algum tempo, torna-se mais fácil ver os prós e os contras das novas ideias.

A funcionalidade de comunicação de incidentes

A comunicação de incidentes tem sido o principal ponto de venda do Waze. Também propriedade da Google, o Waze é uma aplicação de navegação de trânsito cujo principal motor é a base de utilizadores que o gere. Os utilizadores enviam relatórios de tráfego, permitindo que a aplicação gere alertas para o resto da comunidade.

Os relatórios de incidentes funcionam permitindo aos utilizadores fixar perigos no mapa e gerar notificações para os outros condutores. Todos têm de contribuir com dados, por isso, mesmo que não envie relatórios, é-lhe pedido que confirme a sua existência.

A mesma abordagem tem sido utilizada no Google Maps desde 2024. A comunicação de incidentes foi introduzida no Google Maps e a aplicação até utiliza dados do Waze para alertar os utilizadores sobre radares de trânsito. No entanto, a funcionalidade de comunicação de incidentes não é do agrado de todos e muitos querem que seja desactivada.

Os utilizadores recorreram aos fóruns da Google e às secções de análise da Play Store para explicar as desvantagens desta atualização. Agora as críticas desapareceram gradualmente e os relatos de trânsito estão a tornar-se mais comuns no Google Maps.

A meteorologia

A informação meteorológica incorporada existe há vários anos e, inicialmente, os utilizadores detestaram a ideia porque acreditavam que não fazia sentido: o que é que o tempo tem a ver com mapas e navegação?

Não demorou muito tempo para que os críticos descobrissem a vantagem de ter uma sobreposição meteorológica no ecrã em todos os momentos.

O ícone do tempo, que permanece no ecrã no canto superior esquerdo dos dispositivos móveis, mostra a temperatura atual do local que está a visualizar. Toque nele para ver mais dados meteorológicos.

O melhor desta funcionalidade é que a informação meteorológica se atualiza à medida que explora o mapa. Desloque-se para outro local e verá novamente as condições em direto com a opção de tocar no ícone para obter mais informações.

As informações meteorológicas no Google Maps podem ser úteis numa grande variedade de situações, mas a mais óbvia é o planeamento de viagens. Se estiver a planear uma viagem e a utilizar o Google Maps para pré-visualizar o percurso, também pode ver os dados meteorológicos ao longo do caminho e saber o que esperar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...