Google Play Store pode mudar a forma como filtra as aplicações

As boas lojas de aplicações têm de conseguir dar às pessoas aquilo que elas querem. No entanto, por vezes, também pode ser necessário esconder intencionalmente uma aplicação. Por exemplo, alguma que não seja compatível com nenhum dos seus dispositivos, por exemplo. A propósito disto o site AndroidAuthority descobriu uma nova opção que está a ser preparada para a forma como a Google Play Store filtra as aplicações.

No verão passado, a Play Store deu aos utilizadores algumas novas ferramentas para controlar o tipo de aplicações destacadas. Isto com a estreia dos filtros de interesse. Mas ao analisar-se o código da nova versão 43.7.19-31 da aplicação, conseguiu-se descobrir uma opção de filtro separada que parece basear-se no comportamento da aplicação. Quando a ativa, por baixo dos controlos para gerir os filtros de interesse nas definições da Play Store, obtem-se uma nova opção que permite “filtrar aplicações que ligam a aplicações externas”.

Android App links

Poderá isto estar relacionado com os Android App Links, que permitem aos programadores criar links que apontam para conteúdos de outras aplicações? E se for uma reação ao receio de que a Play Store seja forçada a ter lojas de aplicações alternativas? Provavelmente não é muito provável, uma vez que qualquer tribunal veria este filtro como uma tentativa de contornar a ordem.

google play store pode mudar a forma como filtra as aplicações
Fonte

Parece que isto pode estar relacionado com a segurança. Ou seja, não quer que uma aplicação o redireccione para outra aplicação de uma forma que desconhece. Mas se esse é realmente o caso, porque é que a Google não aperfeiçoa as suas regras sobre o comportamento aceitável das aplicações? Se existe realmente uma preocupação com a segurança, pode ser um pouco irresponsável abordá-la apenas de uma forma que parece ser opcional como esta. E o que é que se entende por “externo” aqui? Poderá ser uma ferramenta para equipas de desenvolvimento ligada ao suporte da Play Store para a partilha interna de aplicações?

Em última análise, não se sabe muito bem o que pensar sobre esta opção de filtro em desenvolvimento neste momento, e talvez tenhamos de esperar para a ver em ação antes de termos uma melhor noção do que pretende e porquê.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também