No início do ano, muitos foram os rumores e ‘leaks’ a mencionar uma nova consola Switch, baseada num SoC de nova geração feito pela NVIDIA. Que claro está, iria ter suporte à tecnologia DLSS. Pois bem, muito graças à crise de produção, a Nintendo optou por lançar a Switch OLED, uma versão que em termos de performance não adiciona rigorosamente nada, oferecendo apenas alguns toques no design, e claro, o muito desejado ecrã OLED.
Mas… Isto não significa que a Nintendo não continue a perseguir o DLSS!
Nintendo Switch Pro? É cada vez mais óbvio que era uma grande aposta!
Portanto, apesar do lançamento do modelo OLED, e aparente cancelamento da versão ‘Pro’, continuam a chegar informações à Internet, que a Nintendo estava mesmo a apostar tudo nos 4K.
Afinal de contas, uma patente registada no dia 25 de Março de 2020, com o nome “Systems and methods for machined learned image conversion” por Alexandre Delattre e Théo Charvet (dois investigadores da Nintendo Europe), parece indicar que foi feito muito trabalhinho para levar a Switch a um nível de performance um pouco mais alto.
Afinal de contas, a patente descreve a forma como a Nintendo iria implementar uma tecnologia muito similar ao DLSS, aproveitando os núcleos de processamento Tensor das arquiteturas gráficas NVIDIA. (Pegar em imagens de baixa resolução, e transformá-las em imagens de alta resolução, sem perdas de performance).
É uma nova prova de que a Nintendo estava mesmo a desenvolver algo em grande! Muito provavelmente a Switch Pro, baseada numa arquitetura gráfica NVIDIA de nova geração.
Entretanto, uma tecnologia de upscalling seria obviamente muito bem vinda no mundo Nintendo. Afinal de contas, nesta altura do campeonato, a diferença de performance entre a Switch e as consolas de nova geração da Sony e Microsoft é simplesmente demasiado alta.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Switch Pro ainda vai ser uma realidade? Ou é melhor tirar o cavalinho da chuva? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.