Há alguns meses atrás, comentámos que seria muito interessante ver a AMD a entrar no ecossistema de consolas da Nintendo.
Isto porque, a AMD já anda a fornecer hardware para consolas portáteis há alguns anos, com muita performance, a utilizar as mesmas arquiteturas base que podemos encontrar no lado das consolas de sala, e também de vários computadores gaming. Estamos assim a falar de um esforço que resultaria em que a grande maioria das consolas do mercado contasse com tecnologias base extremamente similares entre si, o que por sua vez poderia melhorar imensamente a qualidade dos ports, e por isso, íamos ter mais jogos, todos eles com mais qualidade para oferecer.
Mas… Apesar do facto de a AMD ter tentado, a coisa acabou por não acontecer!
Nintendo Switch 2: AMD tentou! Mas falhou…
Portanto, numa altura em que a Nintendo Switch 2 se aproxima do mercado a uma velocidade incrível, eis que aparecem alguns relatos na Internet de que a AMD tentou ser a responsável pela sua performance.
Porém, a Nintendo não ficou feliz com a performance prometida, por isso, a parceria com a NVIDIA, a atual responsável pelo hardware da Switch 1, continuou.
Ou seja, segundo o sempre muito informado canal Moore’s Law is Dead, a AMD perdeu na guerra de propostas, devido ao desempenho e eficiência do seu chip a 5 watts. De forma mais concreta, a AMD queria que a Nintendo apostasse num modo portátil até 15 watts, de forma a ser possível chegar a um outro nível de performance, realmente de nova geração. Porém, a gigante Japonesa disse que não porque isso iria contra os seus planos no lado da bateria.
- Nota: A Nintendo prefere hardware mais fraco, mas uma maior autonomia de bateria, num formato mais leve e compacto.
Em última análise, o chip da NVIDIA forneceu a mesma potência que o chip da AMD com uma eficiência muito superior.
Curiosamente a um preço mais baixo.
Isto significa que a AMD vai ser capaz de apresentar grandes melhorias, ao mesmo tempo que aumenta a sua margem de lucro em cada unidade vendida. (Afinal de contas, é esperado que a Switch 2 apareça a 399€ ou 449€).
Entretanto, com as fugas de informação a intensificarem-se nos últimos dias. Não há dúvida de que a revelação oficial da Nintendo Switch 2 não está muito longe. Iremos mantê-lo atualizado sobre a consola assim que possível, por isso fique atento às últimas notícias.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!