Depois de subir os preços da Switch original no Canadá, a Nintendo fez o mesmo nos Estados Unidos. Assim, a partir de agora, qualquer modelo da Switch 1 custa mais dinheiro! O que é obviamente desapontante para vários jogadores que apenas queriam uma consola simples, e com muitos jogos para jogar.
Claro que, oficialmente, o motivo são as “condições de mercado”, mas toda a gente sabe que isto é código para “as tarifas do Trump estão a fazer estragos”.
Entretanto, como a Switch 2 foi anunciada pouco antes da primeira vaga de tarifas, há cada vez mais receios de que o novo modelo também acabe por levar com um aumento de preço nos próximos meses.
Switch mais cara… em todo o lado?
Os novos preços da Switch 1 nos EUA já estão ativos:
- Nintendo Switch Lite: passou de 199,99 para 229,99 dólares
- Nintendo Switch: de 299,99 para 339,99 dólares
- Nintendo Switch OLED: de 349,99 para 399,99 dólares
Sim, leste bem. A Switch OLED está agora apenas 50 dólares abaixo da Switch 2, que custa 449,99. Óbvio que, com esse valor, parece quase parvo não ir logo para o modelo novo. Modelo esse que tem mais potência, melhor desempenho e vai receber jogos exclusivos nos próximos anos.
Além das consolas, a Nintendo também aumentou os preços de alguns acessórios, incluindo os Joy-Con. Tudo isto depois de Donald Trump emitir uma ordem executiva que impõe tarifas entre 10% e 41% a dezenas de países, incluindo o Vietname, onde a Nintendo fabrica a maioria das suas consolas.
E a Switch 2? Pode aumentar também?
Para já, a Nintendo diz que a Switch 2 vai manter o preço. Mas fica a ideia de que fica assim apenas e só por enquanto.
Acredito que, até ao final do ano, o tom vai mudar. Aliás, a própria Nintendo deixa a porta escancarada: “poderão ser necessários ajustes de preço no futuro”.
Acredito também que o preço atual da Switch 2 já tem algum deste impacto embebido. Afinal de contas, os rumores apontavam para um preço 50 dólares mais baixo.
Conclusão: compra já ou arriscas pagar mais depois!
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!