Agora é que ninguém consegue parar o Asus Zenfone 6!

ZenFone 6

O ASUS Zenfone 6 é um dos grandes topos-de-gama de 2019. De facto não é difícil perceber-se porquê. Temos um ecrã FHD+ de 6.4 polegadas que se junta ao chipset Snapdragon 855. Conta ainda com um mínimo de 6GB de memória e uma excelente bateria de 5000 mAh. Outro pormenor importante para quem gosta desta porta é a saída para auscultadores. Vem até com um slot para cartões microSD. Olhando para tudo isto é sem dúvida uma excelente escolha. Ora, o que já era bom, fica agora muito melhor!

Asus Zenfone 6!

Agora é que ninguém consegue parar o Asus Zenfone 6!

É que a ASUS lançou uma nova atualização OTA para o ZenFone 6. A versão do firmware é a 16.1220.1906.167 e inclui diversas alterações. As principais dizem respeito a uma das características que todos os utilizadores gostam. A fotografia. No entanto, também existem alterações ao nível do sistema em geral.

Logo à partida temos três atualizações importantes. Uma diz respeito à estabilidade da rotação da câmara. A outra é no sistema de estabilização eletrónica de imagem. Foi mais otimizado do que nunca e reduz o ruído significativamente, melhorando a qualidade de imagem. Por fim, temos alterações no modo noturno. Entretanto também estão presentes otimizações e correções de bugs que melhoram a utilização do sistema.

Asus Zenfone 6!

Vamos então olhar para a lista completa de alterações.

Como referimos no início temos melhorias na rotação da câmara. Depois foi adicionado um atalho para o gestor do dispositivo e para a limpeza da memória.

As melhorias no sistema de estabilização de imagem que referimos acima fazem maravilhas pelo vídeo. Para além disso, temos um modo noturno muito melhorado. Assim, são grandes as diferenças ao nível da redução de ruído.

O modo panorâmico também foi melhorado e o sistema de rotação está ainda melhor.

Asus Zenfone 6!

O sistema também foi otimizado. Assim está mais rápido e mais estável. Como se isto já não fossem boas notícias suficientes, foi ainda melhorada a gestão da bateria.

Por fim, temos as melhorias nas chamadas. O som está bem melhor.

De facto a ASUS está a levar muito a sério o Zenfone 6. Se por algum motivo ainda não recebeu o update pode ir a definições > sistema > atualizações de sistema. Verifique aí a existência desta novidade que vai dar tornar ainda melhor o ASUS Zenfone 6.

Entretanto descobriu-se alguns pormenores escondidos neste update.

ASUS Zenfone 6: última atualização vem com um segredo!

A build 16.1220.1906.167 lançada agora é a segunda atualização a chegar este mês. De facto, o update menciona melhorias na câmara e outras otimizações (podem ler tudo aqui). No entanto, o editor responsável pelo site XDA Developers, Mishaal Rahman, encontrou mais novidades que não vêm documentadas.

A primeira e talvez mais significativa é que a câmara roda automaticamente quando atendemos uma chamada vídeo. Certifiquem-se que se habituam a esta funcionalidade para evitarem situações pouco confortáveis.

Entretanto, também passou a ser difícil atender e fazer vídeos chamadas no Google Duo através do dialer da ASUS. É verdade que a versão base já tinha esta novidade. No entanto, é algo que ainda não estava presente na interface da ASUS.

ASUS -

Entretanto, nas versões recentes do ZenUI no ZenFone 6, surgia uma notificação aptX/HD sempre que ligávamos um dispositivo bluetooth compatível. Este problema foi resolvido na build mais recente. Podemos ver no screenshot abaixo um exemplo desta notificação.

Já ao nível das melhorias principais e conhecidas que foram implementadas na nova versão, são sobretudo três.

Uma diz respeito à estabilidade da rotação da câmara. A outra é no sistema de estabilização eletrónica de imagem. Foi mais otimizado do que nunca e reduz o ruído significativamente, melhorando a qualidade de imagem. Por fim, temos alterações no modo noturno. Entretanto também estão presentes otimizações e correções de bugs que melhoram a utilização do sistema.