A Netflix está sujeita a diversos regulamentos de acordo com o país em que opera. É por esse motivo que se formos para outro país percebemos que alguns dos filmes e séries que estão disponíveis são diferentes. Por exemplo na Europa a Netflix é “obrigada” a integrar conteúdo produzido localmente. No entanto, alguns países são mais rígidos do que outros! Dito isto, há um onde a Netflix é obrigada a transmitir canais do estado.
Netflix obrigada a transmitir canais do estado. E se a moda pega?
Se ainda não adivinhou qual o país, saiba que estamos a falar da Rússia com regras bastante mais rígidas. Assim, a Netflix vai ter de transmitir pelo menos 20 canais estatais. E não falta muito para isto acontecer. É em Março de 2022!
De acordo com o site WinFuture que cita um jornal de Moscovo, a Netflix está numa lista chamada “Audio-Visual Services Registry”, ou registo de serviços audio-visuais. Todos os serviços que estão nesta lista têm de mostrar pelo menos 20 canais no portfólio.
Os críticos do governo Russo afirmam que os canais incluídos na Netflix são a favor do governo. Mas há mais. É que não só a Netflix tem de transmitir canais do Estado como está sujeita uma regra que proíbe a promoção de extremismo. Dito de outro modo, vai impedir que partidos da oposição comuniquem na mesma plataforma.
Para já este tipo de regulamentação só abrange a Rússia. Dito isto, a Netflix pode continuar o funcionamento normal noutros países. No entanto esta história ainda não acabou. É que a gigante americana do streaming pode não estar disposta a aceitar estas condições e abandonar a Rússia. Claro que o que vai decidir isto tudo é só uma questão. Quanto é que a Netflix ganha neste país. Se compensar a Netflix deve continuar presente. Se o valor não for assim tão atrativo então pode mesmo sair.
Com isto a avançar será interessante ver esta plataforma a utilizar a sua tecnologia para fazer o streaming de canais de televisão, em vez de apenas filmes e séries.