Nem a Apple confia na privacidade dos servidores da Google

Como deve saber, a Apple está a apostar forte e feio na segurança do seu ecossistema, especialmente após o lançamento do iOS 14, que trouxe uma nova camada de proteção bastante importante, perguntando por permissão dos utilizadores antes de permitir o envio de informação privada.

Dito tudo isto, o novo iOS 14.5 traz uma novidade neste campo! Afinal de contas, o Safaria vai agora utilizar os servidores da própria Apple como “proxy”, antes de aceder à funcionalidade “Safe Browsing” da Google.

O que é um Proxy?

  • Em redes de computadores, um proxy é um servidor que age como um intermediário para requisições de clientes, solicitando recursos de outros servidores.


Nem a Apple confia na privacidade dos servidores da Google

Apple privacidade google

Portanto, os beta testers do novo iOS 14.5 acabaram de descobrir uma nova funcionalidade de segurança do Sistema Operativo da Apple, que a empresa nunca referiu.

Dito isto, se por ventura já utilizou o browser Safari, é provável que já tenha encontrado o aviso de “Site Fraudulente”. Pois bem, é uma funcionalidade que tem como base uma tecnologia da própria Google! Denominada de “Safe Browsing”, que também é usada no Google Chrome e Mozilla Firefox.

Como é que isto funciona?

Na realidade é muito simples, a Google tem uma API que a Apple e outras empresas utilizam para enviar tráfego, que posteriormente é revisto nos servidores da Google para perceber se é ou não fraudulento. Entretanto, os URLs são enviados completamente encriptados, para que a Google não faça ideia do que andamos a ver na Internet. Contudo, os servidores da gigante da pesquisa são ainda assim capazes de ficar com o seu endereço IP entre outras informações.

Por isso, para prevenir que estes dados passem, o Safari vai agora enviar o tráfego para servidores Proxy da Apple. Algo que irá acontecer antes de aceder a base de dados da Google. Segundo a Apple, é um esforço para evitar o “leak” de finromação.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub