Navegar anonimamente no smartphone? Saiba como!


Por em

Atualmente estamos totalmente controlados quando navegamos online no nosso smartphone. Para além da publicidade que recebemos de acordo com o que pesquisámos anteriormente ou naquele momento, existe o perigo de se perdermos o nosso smartphone alguém ficar a saber todos os nossos hábitos de navegação. Se tivermos a sessão iniciada em algumas contas isto torna-se ainda mais perigoso. É por esse motivo que pode ser importante navegar anonimamente.

Navegar anonimamente

Um modo anónimo

Foi por estes motivos e eventualmente mais alguns que quem faz os browsers, ou seja, a aplicação que utilizam para navegar na Internet se lembrou de criar um modo anónimo que já está presente, tanto nos computadores, como nos smartphones. Hoje vou centrar-me mais especificamente no Android.

Navegar anonimamente: Ativar o modo anónimo no Chrome

1. Abra o Chrome e carregue nos três pontos que estão disponíveis no canto superior direito de modo a que acedam às opções.

2. Posteriormente carreguem em Novo sep. anónimo.

Quando o fizerem vai aparecer uma nova janela escura (sendo o próprio separador também escuro) e esta é a forma de saberem que já estão no modo de navegação privada.

Saibam que podem ter várias abas anónimas abertas ao mesmo tempo, se assim quiserem.

Para deixar de navegar neste modo tudo é tão fácil como fechar o separador, ou se forem muitos, carregarem

O modo de navegação anónima permite ainda outras coisas interessantes. Imaginem que por algum motivo têm duas contas numa rede social ou em qualquer outro serviço e querem utilizá-las ao mesmo tempo. Podem usar um separador em modo normal e outro separador em modo anónimo para o fazerem.

Ativar o modo anónimo no Firefox

Se leram atentamente como ativar o modo anónimo no Chrome então não vão ter dificuldade em fazê-lo no Firefox.

1. Abram o Firefox e recorram mais uma vez aos três pontos no canto superior direito.

2. Agora no menu que surgir escolham novo separador separador privado.

E pronto a partir deste momento já vão poder navegar anonimamente no Firefox.

Entretanto quero apenas destacar uma diferença entre o Chrome e o Firefox. É que se estiverem a usar o Chrome não vão conseguir tirar capturas de ecrã quando estão no modo anónimo. Já no Firefox isso é possível.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung Note 8 começa a receber o Android 8.0 Oreo

Ninja Gaiden Shadow Warriors: os ninjas voltam ao Spectrum!

Seguinte