Nasceu um drone que se transforma no ar. Veja o vídeo!


Por em

Quando pensamos num drone, normalmente imaginamos um pequeno dispositivo com quatro hélices e uma câmara a acompanhar.

De facto é essa forma que a maioria dos drones que estão disponíveis no mercado têm.

No entanto a equipa do JSK Lab, da Universidade de Tóquio, desenvolveu um novo drone fascinante que resolveram chamar de Dragon.

Como o site IEEE Spectrum explica, o drone é composto de vários módulos menores, alimentados por hélices e ligados uns aos outros através de articulações articuladas, dando ao drone a capacidade de se transformar em movimento.

Cada um dos módulos pode rodar e dirigir-se em praticamente qualquer direção, o que significa que o drone pode serpentear através das aberturas mais pequenas.

No vídeo acima, podemos ver o done a contorcer-se de tal forma que ele pode deslizar através de uma pequena abertura sem ficar preso ou bater nas barras laterais.

De forma ainda mais impressionante, os criadores afirmam que o drone é capaz de decidir de forma autónoma como mudar de forma com base no que está a volta.

O dispositivo no vídeo é apenas um protótipo, mas as possibilidades de um drone que se pode transformar transformar leva a diversos cenários de utilização.

Fan Shi do JSK Lab descreve o drone como “um avanço no design de hardware que, de uma forma bonita, interessante liga um braço de manipulação à um robô aéreo que possui uma hélice”.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Disney já tem robô que pode substituir os duplos de cinema

Vírus da poliomielite poderá curar o cancro do cérebro

Seguinte