A reputação do Android como uma plataforma que não se preocupa com a privacidade do utilizador está ultrapassada. Assim se estiver a utilizar um smartphone Android moderno, tem muito controlo sobre as aplicações que podem aceder aos seus dados e em que contextos. Graças às novas funcionalidades de privacidade, pode dar a uma aplicação acesso à sua localização por um período de tempo limitado, por exemplo. Se não pensa nas permissões das aplicações há algum tempo ou se tem tendência para dar às aplicações todas as permissões que elas querem, deve fazer uma auditoria às permissões de privacidade. Neste momento podem estar a segui-lo, a ouvir as suas conversas, a lerem as mensagens de texto e muito mais. Assim não mexa mais no smartphone até fazer isto!
Alerta: não mexa mais no smartphone até fazer isto!
Graças ao impulso da Google para melhorar os controlos de privacidade, a maioria dos smartphones Android modernos vem com um Gestor de permissões dedicado (a partir do Android 12, chama-se Painel de privacidade), que lhe dá um único local onde pode escolher que aplicações podem aceder a coisas como os seus registos de chamadas, câmara, microfone, localização, contactos, ficheiros, atividade física e muito mais.
Abra a aplicação “Definições” no seu smartphone Android e aceda a Privacidade > Gestor de permissões (ou Painel de privacidade). Os diferentes fabricantes podem utilizar frases diferentes para este efeito. Seja como for basta procurar por permissões nas definições para aceder a isto.
Nessa altura verá uma lista de todas as permissões disponíveis. Percorra a lista e veja se há algo fora do normal. Por exemplo, o Facebook a pedir acesso constante à localização ou uma aplicação obscura a ver os seus registos de chamadas. Escolha a aplicação e, em seguida, mude para “Não permitir”. Saiba que algumas funcionalidades requerem estas permissões para funcionarem. Ou seja, se voltar à aplicação e reparar que algo de que gosta não está a funcionar, considere permitir novamente a permissão.
Se não quiser bloquear a aplicação, também pode ajustar as permissões.
Por exemplo, os utilizadores com Android 10 ou superior podem optar por partilhar a sua localização com uma aplicação apenas quando esta estiver em execução. E se estiver a utilizar o Android 11 ou superior, pode conceder a uma aplicação acesso temporário a elementos como a sua localização, microfone ou câmara. O Android 12 vai ainda mais longe, fornecendo apenas a localização aproximada, para que nenhuma aplicação possa descobrir a sua localização exata
Agora que já sabe como funcionam as permissões nas versões mais recentes do Android, percorra a lista de aplicações e revogue o acesso como achar melhor. É mesmo importante que o faça!