A batalha entre a Microsoft e a Sony continua acesa. Afinal de contas a PlayStation 5 e a XBOX Series X são as melhores consolas do mercado. Ora seria de esperar que quem derrubasse as vendas da PS5, sobretudo numa altura de Black Friday e agora que caminhamos para o Natal, fosse outra consola topo-de-gama. No entanto, parece que não foi preciso a artilharia pesada para vencer a consola da Sony. Pelo menos ao nível de vendas.
Não foi preciso uma consola topo-de-gama para vencer a PS5
Um dos países que dita as maiores tendências do mercado tecnológico é sem dúvida os Estados Unidos. De facto, o que lá é moda e resulta, ou não, acaba por se alargar ao resto do mundo. Aliás é por esse motivo que os analistas seguem tão de perto o mercado da terra do Tio Sam. Agora que a Black Friday chegou ao fim há uma consola que venceu o desafio e tornou-se na mais popular. A luta foi renhida e envolveu a PlayStation 5, Nintendo Switch OLED, Xbox Series X e XBOX Series S. A vencedora foi só uma e não foi só no mercado americano! A nível global também.
Os dados são provenientes do estudo Adobe Digital Economy Index e analisou um trilhão de visitas aos sites de retalho e às lojas. Ora a grande vencedora foi a XBOX Series S. De facto, ultrapassou a PlayStation 5, Nintendo Switch OLED e Xbox Series X.
Mas que fatores levaram a isto?
O primeiro é sem dúvida a disponibilidade. É que a PlayStation 5 e a XBOX Series X ainda são difíceis de arranjar a nível global. A XBOX Series S está mais disponível e é uma consola igualmente boa e sobretudo mais barata.
Na verdade a consola custa quase metade do preço da XBOX Series X ou da PS5. Se juntarmos a isto o facto de estar disponível nas lojas temos a combinação perfeita. Claro que tem características mais modestas, isso é inegável. No entanto, se formos ver bem as coisas, ela permite jogar todos os jogos modernos. Entretanto temos também direito ao Game Pass. Ou seja, é claramente uma aposta a que é dificil resistir.
Entretanto a empresa Ampere Analytics revelou que a XBOX Series S ultrapassou a poderosa XBOX Series X em vários mercados principais durante o primeiro ano.
Embora isto pode ser surpresa para muitos, está em linha com as previsões da Microsoft. Em Outubro de 2020 o responsável da XBOX, Phil Spencer, disse à Kotaku que na próxima geração o preço ia fazer a diferença e que a Series S se iria vender melhor. Ora isto vai de encontro a toda as previsões.