Se for como eu, é muito provável que deixe o carregador do seu portátil, smartphone, e smartwatch, sempre ligado à ficha. Afinal, assim é muito mais simples e prático! Não precisa de andar a ligar ou a desligar carregadores, especialmente porque os vai utilizar todos os dias.
Mas, isto tem um preço.
Não deixe o seu carregador ligado se gosta do seu dinheiro
O que acontece com o consumo de energia se o adaptador de corrente (carregador) estiver sempre ligado? Ou melhor, o que custa na realidade esta forma mais “prática” de carregar os nossos aparelhos eletrónicos?
Pois bem, caso não saiba, apesar de ser uma quantidade de energia irrisória, todos os carregadores gastam energia quando estão ligadosà tomada, independentemente de o smartphone estar a carregar ou não. Porquê? Bem, a culpa é do transformador integrado, que converte a corrente de 220 volts da tomada para a tensão do seu aparelho, mesmo quando não existe nada ligado na outra extremidade do cabo.
Vale a pena deixar de fazer isto? Não!
Como é óbvio, a grande maioria das pessoas não vai começar a desligar o carregador para poupar cêntimos. Por isso, de forma a tornar os carregamentos mais eficientes, é uma excelente ideia utilizar um carregador mais recente, de maior qualidade, que claro está, vai minimizar o problema.
Ou seja, se utilizar uma fonte de alimentação de qualidade de um fabricante conceituado, os custos do modo de espera são insignificantes. Afinal, um regulamento da UE estipula que as fontes de alimentação com uma potência igual ou inferior a 50 watts podem consumir um máximo de 0,3 watts em modo de espera. Isto equivale a cerca de 2,6 quilowatts-hora por ano, o que custa menos de 1€.
Dito isto, este regulamento foi melhorado, e tornado mais rigoroso em 2020. Ou seja, em vez de 0.3W, consomem agora 0.1W. Isto transforma os números em cima para 0.9 kW por ano gastos nesta “brincadeira”. Qualquer coisa como 20 cêntimos por ano.
Por isso, use carregadores recentes com alguma qualidade à mistura.
É perigoso deixar um carregador ligado à corrente?
Mais uma vez, se for um carregador recente e de qualidade, não há problema nenhum. Estes produtos são agora desenhados e produzidos para não sobreaquecer. Mas, como sempre, muito cuidado com os sinais “normais”, como são os “estalos”, “zumbidos” ou sobreaquecimento sem sentido algum.
- Nota: Fugir dos carregadores de marcas brancas!