Mundo sem carregadores! O que deve comprar?

Como deve saber, é extremamente comum comprar um qualquer aparelho eletrónico, nomeadamente smartphones, para descobrir que a caixa está agora muito mais fina pela remoção do carregador, e não pela evolução do design do aparelho em si.

Na verdade, as fabricantes até acabam por ganhar em dois sentidos, visto que além da remoção do carregador, que obviamente custa dinheiro a desenvolver e produzir. O facto de as caixas serem mais finas também significa que é possível transportar mais produto de uma só vez, o que baixa custos logísticos de forma muito significativa.

Mas, visto que esta é uma tendência que já não volta atrás, começa a existir uma necessidade de compra de carregadores rápidos. Isto de forma a ser possível manter todos os tipos de aparelhos com muita bateria, e sem meter a saúde da mesma em perigo.

A ideia passa cada vez mais por conseguir carregar todo o tipo de aparelho eletrónico de forma rápida, conveniente, segura, e rápida.

Mundo sem carregadores! O que deve comprar?

Portanto, como deve saber, apesar do facto de todos os carregadores chegarem ao mercado com a missão de “empurrar” eletrões para as baterias dos nossos aparelhos eletrónicos, existem produtos maus, assim assim, e bons.

Dito tudo isto, em 2024, é boa ideia comprar um carregador vindo de uma marca fiável (Anker, UGreen, Belkin, etc…), ou então, comprar algo oficial da marca do seu smartphone. Mas, não basta olhar para a marca! Escolha algo com alguma potência associada, e de preferência, com tecnologia GaN, que não só é mais fiável, como é também mais leve e fino.

GaN? O que é isto?

Basicamente, este tipo de carregador conta com nitreto de gálio na sua composição.

Assim, por se tratar de um material semicondutor mais eficiente e ter uma condutividade muito superior na transmissão de energia, este tipo de carregador permite que as fabricantes desenvolvam produtos mais potentes, que não aquecem tanto, e acabam por ser mais leve e compactos.

Um carregador de qualidade pode carregar o smartphone, os earbuds, relógio e portátil?

Sim, este é o futuro!

Você vai ter um carregador para tudo e mais alguma coisa. Alguns mais recentes até já contam com 2, 3 ou 4 portas USB-C, todas elas capazes de oferecer uma boa potência de entrega de energia.

Qual é a potência indicada?

Entretanto, todos os aparelhos eletrónicos começaram a apostar forte e feio nas tecnologias de carregamento rápido. Para ter noção, já existem smartphones com suporte a tecnologias de 200W e 250W.

Por isso, como a tendência é estes valores aumentarem ainda mais, compre algo com alguma potência associada, e não se preocupe com a utilização de um carregador super rápido num produto que carrega de forma mais lenta. Antes da energia começar a passar, o carregador e aparelho vão fazer um “acordo” para carregar à velocidade possível.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Já comprou alguma coisa depois da mudança de estratégia das mais variadas fabricantes? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também