MWC 2018: Todas as novidades da Alcatel em Barcelona


Por em

A Alcatel está em força no MWC e aproveitou o dia de hoje para apresentar muitas novidades. No stand destacam-se os novos smartphones Alcatel 5, Alcatel 3 e Alcatel 1, dois tablets, dois hotspots de banda larga e ainda a demonstração de comunicações 5G a 3.5GHz baseadas em open source. Curiosos? Nas próximas linhas contamos tudo sobre os novos smartphones e tablets.

Três novas linhas de smartphones

Ecrãs com a proporção de 18:9 são o elo de ligação entre as três novas séries de smartphones da Alcatel. No entanto as três séries apresentam algumas diferenças, especialmente ao nível do processador, câmaras e memória.

Alcatel 5: o modelo de topo por 229 Euros

Este é sem dúvida o modelo de topo. Disponibiliza um ecrã IPS de 5.7 polegadas com resolução de 1440×720 pixéis. A isto junta-se uma camada de vidro 2.5D que dão maior resistência e proteção ao painel.

No coração deste equipamento está um processador octa-core MediaTek MTK6750 que é composto por 4 núcleos Cortex-A53 que operam a 1.5GHz e outros 4 que funcionam a 1.0GHz, energeticamente mais económicos.

Este dispositivo vem com 3GB de memória RAM, à qual se juntam 32GB de capacidade de armazenamento. Este espaço é expansível através do slot que permite acomodar cartões microSD até 128GB.

A série 5 disponiliza uma câmara traseira de 12 megapixéis com abertura f/2.2, sendo possível capturar vídeo com qualidade 1080p a 30 frames por segundo. Na parte frontal está uma configuração de câmara dupla, constituída por sensores de 13 e 5 megapixéis. Ainda no campo da fotografia importa destacar a presença de ferramentas de edição de fotografia batizadas com o nome de Social Mode. É dentro delas que se encontra o Social Square que permite rever fotografias recentes numa metade do ecrã enquanto o visor se mantém ativo na outra metade. Já o Instant Collage permite juntar as melhores imagens em arranjos pré-estabelecidos. Por fim o modo Photo Booth permite tirar quatro fotografias de seguida, ao ritmo de uma foto por segundo.

O Alcatel 5 incorpora várias características interessantes como é o caso da Face Key, um sistema de reconhecimento facial que permite desbloquear facilmente o equipamento olhando simplesmente para o ecrã. Num processo que leva menos de meio segundo, a Face Key divide cada análise à face em mais de cem pontos de dados para assegurar a correspondência mais fiável.

Já que falamos de reconhecimento facial importa ainda abordar o leitor de impressões digitais que está convenientemente localizado na traseira do equipamento. Para além de desbloquear o telefone, serve também de botão para o obturador ao tirar selfies e manter segura a informação sensível no modo privado; o sensor é ainda programável permitindo que cada dedo possa lançar uma app ou serviço diferente, para um acesso direto às aplicações mais utilizadas.

O Alcatel 5 vai estar disponível no mercado português, nas versões Metallic Black e Metallic Gold, com um preço de 229.99 Euros.

Alcatel 3: Caraterísticas interessantes abaixo dos 200 Euros

A série 3 é constituída por três modelos diferentes, que variam na dimensão do ecrã, nas câmaras e na memória.

O Alcatel 3 está equipado com um ecrã IPS HD+ de 5.5 polegadas e será comercializado com um PVPR de 169,99 Euros. Já o Alcatel 3X tem um ecrã de 5.7 polegadas igual ao do Alcatel 5. Destaca-se também a presença de maior capacidade de armazenamento e RAM (já lá vamos) e uma câmara traseira dupla com lente grande angular. Vai custar 189,99 Euros e chega a Portugal a partir de maio. Já o Alcatel 3V inclui um ecrã com resolução 2K (2160×1080) de 6 polegadas e câmara traseira dupla. Vai custar 189,99 Euros.

Vamos agora às caraterísticas únicas de cada modelo.

O Alcatel 3 vem com 2GB de memória e 16GB de capacidade de armazenamento. A isto junta-se uma câmara traseira de 13 megapixéis e outra frontal com 5. O processador é um quad-core MT6739. Importa ainda salientar a bateria de 3000mAh.

Já o Alcatel 3X tem um processador igual, mas varia na memória, no design com um look mais premium e na configuração de câmara. Ao nível da memória vem com 3GB e 32 GB de capacidade de armazenamento. O 3x vem com uma configuração de câmara dupla na parte traseira com sensores de 13 + 5 megapixéis. Assim vão poder obter as belas fotografias com um efeito bokeh. Na parte frontal está uma câmara de 5 megapixéis.

Para finalizar, o Alcatel 3V, embora pareça o modelo de topo devido ao ecrã de 6 polegadas, não o é ao nível da memória e capacidade de armazenamento. Este dispositivo vem com 2GB de memória RAM e 16GB de capacidade de armazenamento.

Alcatel 1: Gama de entrada abaixo dos 130 Euros

A Série 1 de smartphones Alcatel é a série mais acessível do portfólio e é composta por dois modelos, nomeadamente, o Alcatel 1X e o Alcatel 1C, que partilham o mesmo ecrã 18:9 de 5.34 polegadas. O 1X vem com o sistema operativo Android Oreo (Go edition) e vai custar 129,99 Euros. Já o Alcatel 1C é a variante 3G deste equipamento e vai custar 109 Euros. Ambos têm uma câmara traseira de 8 megapixéis e uma frontal de 5.

Dois novos tablets

A Alcatel aproveitou também o MWC para apresentar dois novos tablets, um com 10 e outro com 7 polegadas.

O modelo de 7 polegadas disponibiliza uma resolução de 1024×600 pixéis. A isto junta-se um processador quad-core que opera a 1.3GHz, 1GB de memória e 8 GB de capacidade de armazenamento. Este dispositivo permite acomodar cartões microSD até 128GB.

O Alcatel 1T de 7 polegadas tem ainda uma câmara traseira de 2 megapixéis e uma frontal VGA. A bateria é de 2580 mAh.

Já o modelo de 10 polegadas apresenta muitas semelhanças com o irmão mais pequeno, mas destaca-se pelas câmaras frontal e traseira, ambas com 5 megapixéis e ainda nos 16GB de capacidade de armazenamento. Também diferente á a bateria que apresenta a capacidade de 4000 mAh.

Quanto a preços o modelo de 7 vai custar 69 Euros, e o modelo de 10 99 Euros.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, MWC 2018

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Xiaomi Mi Mix 2S: Vale a pena comprar este smartphone?

Samsung Galaxy S9/S9+: Veja as fotos que acabaram de chegar

Seguinte