Já se falou de muitos leaks gigantescos ao longo dos anos, mas este ultrapassa tudo o que já vimos. Foram agora expostas 16 mil milhões de palavras-passe num ataque de proporções históricas, com credenciais associadas a plataformas como Apple, Google, Facebook, GitHub, Telegram e até portais governamentais.
Ou seja, está na hora de mudar as suas passwords todas, e de preferência, troque tudo por algo realmente seguro, que seja capaz de ser gerido a partir de um gestor de palavras passe.
Não estamos a brincar. Isto é de facto muito importante. Todos nós sabemos que está tudo na Internet. A nossa identidade, o nosso dinheiro, os nossos entes queridos, etc… Mude as suas passwords. Já!
Mude a password de tudo. Não acontece só aos outros!
Portanto, não estamos a falar de dados antigos ou reciclados de fugas anteriores. Estes dados são novos, estruturados e altamente perigosos, o que os torna perfeitos para ataques de phishing em massa e roubo direto de contas.
Os dados organizados, limpos e prontos para “hacking”.
O leak foi descoberto por investigadores da Cybernews liderados por Vilius Petkauskas, que analisaram 30 bases de dados diferentes. Cada uma contém entre dezenas de milhões e 3,5 mil milhões de registos. A maioria destas credenciais é 100% nova. Por isso, entretanto, para ter a certeza que está em risco, use este site para perceber se está em perigo.
Mais preocupante ainda é o facto de os dados estarem organizados de forma quase perfeita. São linhas com URL, nome de utilizador e palavra-passe. É o tipo de base que alimenta campanhas de roubo de contas à escala industrial.
Este leak pode muito bem ser o prenúncio de um dos maiores ataques coordenados da década.
Assim, se tens contas nestas plataformas, não adies. Muda já a palavra-passe, ativa a autenticação de dois fatores e revê os teus acessos ligados a apps e dispositivos.
Em suma, está tudo em jogo. Especialmente porque a grande maioria das pessoas usa a mesma password para tudo. Proteja-se.