Se olharmos de repente para esta questão percebemos rapidamente que a resposta pode ser muito subjetiva. No entanto há algumas recomendações gerais que nos podem dar umas pistas acerca da altura em que devemos mudar de portátil.
Está na hora de mudar de portátil? Descubra agora
Em geral, é boa ideia atualizar o seu portátil a cada três a cinco anos. No entanto, este número pode aumentar ou diminuir dependendo da sua utilização, do tipo de portátil, níveis de manutenção, etc. Os portáteis tendem a ter uma vida útil mais curta do que os computadores em geral. No entanto isso não significa que a sua vida útil seja muito curta.
Se gosta de ter a mais recente tecnologia, pode querer atualizar o seu portátil com muita frequência. Por outro lado quem não se preocupa com estas coisas pode ter portátil para oito ou mais anos. Teoricamente, um portátil pode durar até uma década se for devidamente tratado.
Existem também cenários em que pode atualizar o hardware do seu portátil em vez de atualizar o dispositivo como um todo. Isto pode ser melhor para a sua carteira e permite-lhe manter o seu portátil existente com todas as suas aplicações instaladas, ficheiros, preferências de definições, etc.
Por exemplo, se a bateria do seu portátil se estiver a degradar isso não significa necessariamente que está na hora de trocar para outro. Em vez disso, poderá substituir a bateria. No entanto, atenção porque substituir várias partes do seu portátil em vez de comprar um novo pode acabar por ser mais caro e demorado do que simplesmente atualizar. É fundamental que considere isto antes de comprar novas peças de hardware.
Os sinais de que é preciso atualizar o portátil
Se acha que está na hora de atualizar o seu portátil, há alguns sinais a ter em conta para confirmar se este é o caso.
Em primeiro lugar, se o seu portátil estiver muito lento é provavelmente a hora de atualizar. Isto deve-se provavelmente a problemas com o CPU, que normalmente não pode ser substituído em computadores portáteis. É que na maioria dos casos estão soldados na motherboard.
No entanto um portátil geralmente lento está frequentemente relacionado com a memória ou disco. Se for este o caso, até pode haver solução. Pode atualizar a RAM e colocar um SSD e acredite que o computador ficará mais rápido.
Em segundo lugar, pode ser a hora de atualizar se não conseguir instalar nenhuma das mais recentes atualizações do sistema operativo. Embora não seja o fim do mundo se o seu portátil não conseguir suportar a última versão do Microsoft Windows é provável que esteja a perder as correções de bugs úteis, atualizações de segurança e funcionalidades adicionais.
No entanto, por vezes, a razão para atualizar o seu portátil pode não estar relacionada com questões existentes. Em vez disso, pode descobrir que o seu portátil já não se encaixa nas suas preferências. Por exemplo, se tiver um portátil grande e volumoso, mas anda muito na rua, talvez seja boa ideia mudar para um modelo mais leve. Entretanto, caso se tenha tornado um jogador, talvez necessite de um PC mais rápido.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!