MSI tem os primeiros portáteis com SSDs PCIe 5

Os últimos dias, graças à CES 2023, têm sido de renovação de gamas no mundo dos computadores portáteis! Primeiro tivemos a ASUS, depois a Acer, um pouco mais tarde a Razer, e agora, temos também a MSI.

Mas, enquanto todas estas marcas apostaram em inovações de design, hardware de topo, ecrãs de qualidade, etc… A MSI foi a única a pensar na adoção do novo padrão de armazenamento PCIe. Sim, os novos portáteis MSI para jogos já contam com SSDs de última geração PCIe 5.0!

MSI tem os primeiros portáteis com SSDs PCIe 5.0

Portanto, enquanto ainda não existe uma grande vontade por parte dos entusiastas, de saltar para os SSDs PCIe 5.0, muito devido à falta de escolha, e também da fraca evolução ao nível da velocidade, a MSI disse “Isso interessa?”, e avançou com novos portáteis super topo de gama, equipados com os mais recentes processadores Intel, GPUs NVIDIA, e claro, armazenamento PCIe 5.0.

Estamos a falar de três modelos diferentes, onde temos de salientar o Titan GT77 HX, e ainda dois modelos Raider. Na verdade, o Titan G77 HX até suporta até um máximo de 3 SSDs ao mesmo tempo, contando com 2 slots PCIe 4, e 1 único slot PCIe 5.

Além do armazenamento de última geração, podemos ainda encontrar CPUs e GPUs topo de gama, designs apelativos, e pelos vistos, várias soluções para os vários gostos e carteiras diferentes.

Qual é a diferença?

Os primeiros SSDs PCIe 5 chegaram às prateleiras no ano passado, a prometer velocidades de 10GB/s. Claro que a tecnologia permite ir um pouco mais além, para uma velocidade teórica de 14 GB/s, mas por enquanto, numa primeira fase, temos um limite imposto nos 10 GB/s, que é interessante, mas não é inovador quando já vemos alguma falta de capacidade dos nossos computadores em lidar com a velocidades do PCIe 4.

Não é inovador, mas separa um pouco a MSI das restantes rivais!

Muitas fabricantes não estão ainda a dar muita importância ao nvoo padrão, preferindo apostar em soluções mais baratas, dentro do padrão PCIe 4.0, que verdade seja dita, ainda tem muito para dar.

Ainda assim, tendo em conta tudo aquilo que as rivais já anunciaram, estes portáteis pensados para os jogos acabam por ter algumas vantagens, especialmente numa altura em que mais e mais developers começam a aproveitar as potencialidades da API DirectStorage. (Uma API pensada para aproveitar, ao máximo, armazenamento super rápido).

É que o hardware base vai ser igual para todas (i9 13980HX, RTX 40, etc…), mas a MSI tem este “bombom” a mais.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.