Não é novidade para ninguém que o mercado de placas gráficas está uma autêntica confusão, no entanto, as decisões que as fabricantes tomam também não parecem fazer grande sentido. Afinal de contas, apesar de existir uma procura gigantesca por placas, não me parece que aumentar a produção da NVIDIA GeForce GT 730, uma placa lançada em 2014, vá resolver o que quer que seja. Mas é exatamente isto que a MSI decidiu fazer.
Isto chega a ser assustador! Por ser um indicador que as coisas não melhoraram absolutamente nada em 2021. Ao fim ao cabo, já tivemos um aumento da produção da GTX 1050 há alguns meses atrás, que claro está, não resolveu nada. E agora, em vez de vermos mais placas de gama alta a chegar às prateleiras, estamos é a ver placas ainda mais velhas a ‘ressuscitar’.
MSI quer produzir mais placas gráficas! Problema… Aposta na GT 730
Portanto, isto acaba por demonstrar que o mercado está mesmo ‘esfomeado’! Mas… A GT 730? A sério? A MSI está mesmo a planear voltar a produzir uma placa gráfica com agora 7 anos, que apesar de simples, e fácil produção, é também inútil para a grande maioria dos consumidores atuais. Aliás, a própria NVIDIA anunciou há semanas que está prestes a deixar de suportar esta gama de placas nas suas drivers GeForce.
Claro que tudo isto é uma ‘fuga’ ao problema da escassez de memória GDDR, visto que a placa utiliza RAM DDR3. Mas vamos aos números… A GT 730 conta com 384 núcleos CUDA, um boost clock de 902 MHz, e claro, 2GB de memória DDR3 a 1600Hz num bus de 64-bit. É uma placa com um TDP de apenas 23W.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!