MSI lança solução de armazenamento ultra-rápida. Saiba tudo!

Normalmente, quando pensamos em soluções de armazenamento topo de gama PCIe, concluímos que são quase sempre projetadas para a plataforma HEDT da Intel, ou seja, para utilizadores de placas-mãe X299 e CPUs até 18 núcleos… até agora! A MSI anunciou a sua Gaming Storage, trazendo desempenho ultra-rápido PCIe RAID para os desktops mainstream.

Gaming Storage Armazenamento MSI

À primeira vista, a Gaming Storage pode parecer uma placa gráfica do estilo ‘blower’ – possuindo um conector PCIe x16 com aproximadamente o tamanho de uma placa gráfica. No entanto, há mais neste produto do que parece à primeira vista.

A Gaming Storage é uma maneira para os consumidores da plataforma Z370 combinarem dois SSD M.2 PCIe em RAID para obter um desempenho ultra-rápido.

Gaming Storage Armazenamento MSI

A MSI conseguiu atingir este feito fazendo com que a ‘Gaming Storage’ utilize diretamente as faixas PCIe do processador, obtendo assim um desempenho sem compromissos.

Este produto é capaz de atingir velocidades de leitura sequenciais de 6600 MB/s e quase 3000 MB/s de velocidade de gravação sequencial (!!!), valores muito acima da média do que se costuma ver nestes tipos de soluções de armazenamento.

A Gaming Storage só está disponível em alguns modelos Desktop da marca, como o Aegis 3 e o Aegis Ti, não sendo possível comprá-la separadamente.

Esta solução também exige que o chipset Z370 permita a divisão de faixas PCIe do CPU entre a ‘Gaming Storage’ e qualquer placa gráfica instalada no sistema.

Na minha opinião, este é um produto muito bem concebido para os entusiastas e para quem cria conteúdos multimédia a nível profissional, isto claro, além de deixar o PC muito mais atraente à vista. No entanto, há soluções similares no mercado para o consumidor “comum” mais baratas, obviamente não com este nível de desempenho, mas isso já cabe a si decidir.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário