O mundo do streaming de conteúdo audiovisual Pirata em Portugal está de luto… Afinal de contas, foi em Outubro de 2021, que tivemos de dizer adeus ao muito famoso Mr. Piracy, a alternativa de luxo, de todos os fãs de séries ou filmes que se recusavam a pagar os preços cada vez mais altos dos serviços de streaming oficiais como a Netflix, a Disney+ ou o Amazon Prime Video.
Dito tudo isto, a equipa responsável pelo projeto até publicou um comunicado, ao mesmo tempo que disse adeus a todos os fãs. Afirmando que tudo tinha chegado ao fim, devido a razões pessoais. Mas ao que tudo indica, isto não é bem verdade! A verdadeira razão é mesmo o “medo”. Vamos à descoberta?
Mr. Piracy acabou, para sempre, mas sabe a razão?
Portanto, como deve imaginar, manter um serviço como o Mr. Piracy, é um pesadelo legal para a equipa responsável pela sua manutenção. Isto não é grande novidade para ninguém… Mas, o que tal vez não soubesse, é que a ACE (Alliance for Creativity and Entertainment) está prestes a obter a identidade e informação privada de vários responsáveis por plataformas como o Mr. Piracy, a nível Europeu, de forma a proceder a ações legais. Estamos a falar de vários sites, focados na pirataria de conteúdo audiovisual, com grandes volumes de tráfego, espalhados um pouco por toda a Europa, debaixo da mira de um dos grupos mais poderosos, e que mais tem apostado na defesa dos direitos de autor.
Ou seja, é muito provável que o Mr. Piracy estivesse no lote, sendo esta a principal razão pela qual o projeto chegou ao fim, sem qualquer tipo de aviso prévio. Afinal de contas, este “pequeno site português” contava com 21 milhões de visitas mensais, dominando o mercado, sem grandes dificuldades. (Era o décimo quarto site mais popular em solo Nacional!)
Em suma, ser pirata é cada vez mais complicado! No entanto, ter acesso a todo o conteúdo, de forma legal, está a ficar cada vez mais caro. E agora? Pagar ou ser pirata?