Motherboards AMD X570 parecem indicar uma ‘História de Terror’

Ryzen 3950x

Motherboards AMD X570 parecem indicar uma ‘História de Terror’! – Depois do CEO da MSI, ter vindo a público dizer que a AMD está a planear fugir um pouco à personalidade ‘Budget Friendly’. Eis que chegaram à Internet os preços que a ASUS está a pensar meter nas suas novas boards X570.

Em suma, estes preços pintam um quadro de terror, para o futuro do mercado de processadores… Visto que as novas X570 vão ser significativamente mais caras que as suas antecessoras, com o chipset X470. (Que já não eram baratas)



Claro que com o crescimento da AMD, é normal que as coisas comecem a mudar, com a empresa a olhar para as margens de lucro, com outros olhos!

Ainda assim, tendo em conta os preços da gama de processadores Ryzen, acaba por não fazer sentido, poupar num lado, para gastar no outro. Afinal de contas, o Ryzen 7 3700X vai ser lançado, ao mesmo preço do Ryzen 7 2700X do ano passado.

Isto já para não falar nos Ryzen 9, que apesar de serem mais caros, têm um preço bastante simpático, tendo em conta o seu ‘poder’.

AMD Ryzen

Disto isto, nem as declarações do CEO da MSI, nos poderiam preparar para estes preços na nova plataforma AMD X570! Ora veja aquilo que a ASUS está a planear meter no mercado:

Portanto, a board mais barata da ASUS, vai ser a Prime X570-P, com o preço a rondar os 159.99$. Depois temos a TUF Gaming X570-Plus por 169.99$, e de seguida uma variante desta board com Wi-Fi 6, a custar uns valentes 184.99$.

Até agora, preços que não são assim tão fora do normal… Pois, agora é que as coisas se complicam!

A Prime X570-Pro, que é no fundo, a sucessora da Prime-X470-Pro, que custava 150$… Vai custar 249.99! (+66%) E para não fechar já a boca, a board Republic of Gamers (ROG) mais barata, vai custar 299.99$.

Mas calma, que isto ainda não acabou, os preços ainda vão aumentar mais!

motherboards AMD x570

A ROG Strix X570-E Gaming, irá custar 329.99$, com a ROG Crosshair VIII Hero a custar 359.99$. Mas se quiser Wi-Fi integrado, vai ter de olhar para a ROG Crosshair VIII Hero Wi-Fi, que custa uns simpáticos 379.99$.

No entanto, se por acaso quer levar o novo Ryzen 9 3950X ao seu limite, vai ter de olhar para a ROG Crosshair VIII Formula, que custa ‘apenas’ 699.99$.

Em suma, as coisas estão mesmo a mudar, e parece que tanto a AMD como os seus parceiros, já começam a olhar para o mercado com outros olhos… Com vários cifrões nos olhos!

AMD X570: Quais são as razões para estes aumentos de preço?

Ryzen 3950x

As razões podem ser muitas, mas a maior é provavelmente a vontade da AMD, de ganhar alguma coisa com esta posição de domínio no mercado. Depois de vários anos, na sombra da Intel, como uma opção alternativa.

Contudo, temos de ter em conta, que o chipset AMD X570 traz grandes novidades, e por isso é uma ‘besta’ de 15W de TDP, que a AMD desenhou internamente, para dar espaço ao standard PCIe 4.0. Aliás, este chipset até precisa de uma solução bastante mais apetrechada de refrigeração, para não derreter a board.



Mas mais importante que isto, a AMD também aumentou os requisitos físicos e elétricos destas novas boards… O que é obviamente caro.

Hmm… Tenho mesmo de comprar uma motherboard X570?

Claro que não! Apenas aconselho a compra de uma destas boards, se quiser adquirir um dos novos Ryzen 9. Ou então, se quiser aproveitar o PCIe 4.0, com as novas drives SSD super rápidas a chegar ao mercado.

Assim, se quiser apenas comprar um Ryzen 5 3600 ou Ryzen 7 3700, pode simplesmente optar pelas boards X470 ou B450, que oferecem a mesma performance, a um preço muito mais baixo.


Motherboards AMD X570 – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte