Os mosquitos picam mais a uns do que a outros. Sabe porquê?

Se alguma vez regressou de um jantar à noite ou de umas férias e se perguntou porque é que foi comido vivo por insetos enquanto os seus amigos foram deixados em paz, saiba que é verdade que os mosquitos picam mais a uns do que a outros. Normalmente dizem que picam mais que tem o sangue mais doce. Mas será isto mesmo verdade?

Os mosquitos picam mais uns do que outros. Sabe porquê?

Miki Rai, uma enfermeira, publicou um vídeo no Instagram em que explica a ciência por detrás da probabilidade de ser picado. Nele, ela pergunta: “Sente que recebe muito mais picadas de insectos do que a média das pessoas?”, antes de acrescentar: “Vou dizer-vos porque é que isso pode acontecer”.

Tipo de sangue

“Os mosquitos gostam mais do tipo O [de sangue]. Por isso, se tem sangue tipo O, parabéns, está no grupo dos sortudos”, diz Miki. Um estudo concluiu que a probabilidade de os mosquitos pousarem em pessoas com o tipo de sangue O era de 83,3% contra a probabilidade de escolherem uma pessoa com o tipo de sangue A, que era de 46,5%. Assim, embora o seu tipo de sangue não o impeça de ser mordido, ter o tipo O torna-o mais provável.

os mosquitos picam mais a uns do que a outros. sabe porquê?

Dióxido de carbono

“Supostamente, é assim que os mosquitos nos encontram. Quanto maiores formos, mais dióxido de carbono libertamos, o que nos coloca em risco. Também exalamos mais dióxido de carbono depois de um treino ou quando estamos grávidas, por isso podemos ser mais susceptíveis a picadas de insectos”, diz Miki. Embora os humanos não consigam cheirar o dióxido de carbono, os mosquitos conseguem, e a uma grande distância. É o principal sinal que os ajuda a encontrar um alvo humano.

Usa roupa com a cor errada

“Estudos mostram que os mosquitos são mais atraídos por roupas de cores escuras. Especialmente vermelho, laranja e preto, por isso usar roupas de cores claras pode ajudar”, explicou Miki. Um estudo de 2022 estabeleceu que, uma vez detectado o CO2 (todos os seres humanos emitem dióxido de carbono), quatro cores eram mais atraentes para os mosquitos. O vermelho e o laranja registaram uma elevada percentagem, o que os cientistas correlacionam com a cor da pele humana, que tem os mesmos comprimentos de onda. O preto e o ciano também se destacaram. Os cientistas especulam que os mosquitos se sentem mais confortáveis com cores mais escuras, uma vez que correspondem ao ambiente que preferem (sombras, selvas, etc.). Os ambientes claros são onde os mosquitos correm maior risco de morrer por desidratação.

Para além dos três fatores, muitos estudos também indicaram que as temperaturas elevadas, o suor e até certos alimentos que ingerimos podem tornar-nos mais desejáveis. Verificou-se que as pessoas que consumiam cerveja ou bananas atraíam mais mosquitos.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também