Modo escuro pode dificultar a leitura e causar fadiga ocular

Nos últimos anos, o modo escuro tornou-se cada vez mais popular para smartphones, computadores portáteis e tablets embora possa dificultar a leitura e causar fadiga ocular. Apesar disso, algumas pessoas acreditam que ele é sempre benéfico. No entanto essa opinião não é apoiada pela ciência.

Modo escuro pode dificultar a leitura e causar fadiga ocular

Dificultar a leitura

Se estiver a tentar ler texto claro sobre um fundo escuro, pode achar mais difícil do que texto escuro sobre um fundo claro (o que os investigadores chamam de uma “polaridade positiva”). Isto porque quando está a olhar para um ecrã escuro, a pupila dilata de modo a deixar entrar mais luz. Pupilas maiores resultam em detalhes mais difusos, fazendo com que o texto pareça mais difícil de ler.

Google Chrome grande novidade, Dark Mode Chrome 79, pesquisar no Android, o-modo-escuro

A propósito disto múltiplos estudos têm mostrado que os trabalhadores são mais produtivos com um ecrã com polaridade positiva (texto escuro sobre um fundo claro.) Estes resultados mantêm-se entre pessoas de diferentes idades e com texto no ecrã de diferentes tamanhos. Assim, mesmo que possa gostar do modo escuro (polaridade negativa), isto pode na verdade atrasá-lo, diminuindo a sua velocidade de leitura e a sua capacidade de compreender a interface do utilizador.

Fadiga ocular

Enquanto o modo escuro pode potencialmente ajudar a aliviar a tensão ocular em situações de pouca luz, também pode causar mais tensão ocular em ambientes bem iluminados. Isto porque o modo escuro normalmente apresenta uma visualização de baixo contraste do que o modo claro, e o texto de baixo contraste pode causar tensão ocular à medida que os seus olhos trabalham mais para reconhecer detalhes finos do texto ou da interface.

iOS 13.2 Beta

Entretanto nem sempre poupa a vida útil da bateria

Um dos pequenos benefícios do modo escuro é que pode ajudar a conservar a vida útil da bateria. No entanto isto só se aplica aos ecrãs que usam a tecnologia OLED, onde os pixéis pretos estão de facto completamente desligados.

Smartphone: veja se o seu ainda tem a camada oleofóbica!

Se o seu ecrã utiliza tecnologia LCD, o modo escuro não fará diferença na vida da sua bateria. Isto porque a luz de fundo do seu ecrã está sempre ligada, mesmo que mostre pixéis pretos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados