Modem 5G da Apple vai chegar ao iPhone fruto dos 4nm da TSMC

Numa altura em que muito se fala dos 3nm da TSMC, parece que a Apple vai apostar forte e feio nos 4nm. Pelo menos para o modem que deverá fazer parte integrante das próximas gerações de smartphones iPhone. Uma novidade, que devemos começar a ver muito provavelmente a partir de 2022, com o iPhone 14.

Finalmente, a compra da departamento responsável pela criação de um modem, à Intel, começa a mostrar os seus frutos. Isto é super interessante, porque estamos a ver a Apple a ficar cada vez mais independente de mercados paralelos, e de empresas de fora do seu domínio. Assim, desta vez, quem vai ficar de fora, ao perder um dos seus maiores clientes, é a Qualcomm.

Modem 5G da Apple vai chegar ao iPhone fruto dos 4nm da TSMC

Portanto, a Apple e a TSMC estão neste momento a trabalhar no desenvolvimento e produção de modems 5G completamente novos. Que por sua vez deverão entretanto fazer parte do iPhone 14 ou iPhone 15 (2022 ou 2023).

No entanto, numa fase inicial, tudo indica que estes modems irão ficar separados do SoC Apple A Bionic. Um pouco à semelhança do que acontece com os modems Qualcomm utilizados nos atuais iPhone 12 e 13.

O que pelos vistos abre as portas a uma espécie de gestão dos recursos de produção da TSMC, com o SoC a ser produzido com o processo de 3nm, e o modem a ficar pelos 4nm. Mas isto também pode significar que a TSMC não está ainda muito confiante na produção de chips de 3nm, ou seja, muito provavelmente não vai conseguir ter o nível de produção que desejaria, e que as parceiras precisam.

Ainda assim, com a mudança para o novo Modem, tudo indica que a Apple vai baixar imenso os valores do contrato com a Qualcomm, com a esta a fornecer apenas 20% de todos os smartphones da gigante Norte Americana da maçã trincada.

 

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Conta da Luz: esta é a energia que gasta a PS5!

A classificação de potência oficial de uma consola PlayStation...

Air Fryer: vale a pena comprar uma fritadeira sem óleo?

As fritadeiras de ar quente que também são conhecidas...

Dezembro + Netflix = Novos projetos brutais! Vai adorar!

Depois de já termos mencionado alguns dos projetos que...