As 6 novidades mais importantes do MIUI 10 da Xiaomi

A atualização MIUI 10 da Xiaomi está finalmente a ser lançada neste mês e vai chegar a um grande número de dispositivos, desde o Redmi 3S e Redmi 5A até ao Mi 6 e Mi Mix 2S. Não é a atualização mais significativa que já vimos, mas há muitas funcionalidades no MIUI 10 que importa destacar.

Modo retrato para câmaras individuais

O modo retrato normalmente requer uma configuração de câmara dupla para capturar informações de profundidade e outros detalhes. No entanto no ano passado começamos a assistir a várias soluções baseadas em software para smartphones com apenas uma câmera e que apresentavam resultados muito interessantes.

É verdade que a Xiaomi já utiliza o modo retrato nos seus telefones com câmara dupla, mas uma das funcionalidades mais interessantes do MIUI 10 é o aparecimento de um novo modo retrato baseado em software para dispositivos com uma única câmara. A Xiaomi alega que treinou os seus algoritmos com mais de 100.000 fotos, por isso, esperamos uma qualidade muito boa.

Um menu “recentes” redesenhado

O MIUI 9 marcou a primeira grande incursão da Xiaomi numa interface especialmente adaptada para ecrãs com a proporção de 18: 9, já que adotou, por exemplo, os gestos para os seus smartphones de ecrã total. A nova atualização continua esta tendência.

O novo menu Recentes disponibiliza uma lista vertical de aplicações em execução, fazendo um uso total do espaço do ecrã expandido. Em paralelo, também pode deslizar as aplicações para as excluir ou ficar a tocar nas mesmas para obter mais opções.

Notificações inspiradas na natureza

Fazendo lembrar a interface TouchWiz da Samsung, a Xiaomi procurou a natureza para fornecer notificações e outros sons do sistema. A empresa afirmou que está a utilizar sons de gotas de água para os seus alertas, acrescentando que as notificações consecutivas vão resultar em diferentes sons.

Um temporizador para relaxar?

E já que falamos na mãe natureza, outra das funcionalidades do MIUI 10 é a capacidade de executar um temporizador que incorpora sons com temas da natureza à medida o tempo é contado. Esses temas vão desde o som de florestas ao fogo. Se precisa de relaxar depois de um dia com algum stress, talvez este temporizador possa ajudar.

Volumes redesenhados de volume / brilho

Não é uma das maiores funcionalidades do MIUI 10, mas os novos controlos de volume / brilho destacam-se de outros smartphones.

Tocar nos botões de volume inicia a sobreposição do ajuste do volume no lado direito do ecrã (perto dos botões). Claro que isto pode variar segundo os temas e algumas vezes o indicador de som pode vir a aparecer na parte superior do ecrã.

Os dois controlos deslizantes também permitem ajustar o brilho/volume deslizando o dedo para qualquer local no painel. É um ajuste pequeno, mas bem-vindo.

Maior capacidade de resposta

À medida que o Android foi evoluindo, a Google esforçou-se para melhorar a velocidade e a fluidez da plataforma. A Xiaomi com a MIUI também fez disso uma prioridade nos lançamentos mais recentes, e a última versão é o exemplo disso.

Esta empresa diz que implementou duas novas funcionalidades no MIUI 10 para acelerar as coisas. Na prática traduz-se num aumento de 10% no desempenho.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

i9-12900K bateu um Ryzen Threadripper no seu melhor benchmark!

Como deve saber, a nova geração de processadores Intel Core 12000 está mesmo prestes a chegar às prateleiras! De forma a acompanhar o lançamento...

Memória RAM vai finalmente descer no fim do ano! É a loucura!

2021 tem sido um ano não para os entusiastas do mundo dos PCs. Bem, para dizer a verdade, é uma tendência que começámos a...

NVIDIA RTX 30 Super vai chegar ao mesmo tempo das placas Intel!

Estou farto de dizer que faz zero sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!