Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Atenção: é o fim deste mito sobre a máquina de lavar louça!

Quando o assunto é a máquina de lavar louça há diversas opiniões diferentes. Todas com o objetivo de se garantir uma melhor lavagem. No entanto, por vezes, as melhores dicas podem estar erradas. Um dos assuntos que é sempre muito debatido é o melhor sítio para se colocar a pastilha na máquina de lavar louça. Uns defendem que é no compartimento adequado. Outros dizem que se deve colocar no cesto onde colocamos os talheres ou na parte inferior da máquina. Afinal de contas onde está a verdade? O que lhe podemos dizer é que é o fim deste mito sobre a máquina de lavar louça.

Atenção: é o fim deste mito sobre a máquina de lavar louça!

Há uma coisa que acaba quase por ser lógica. Se, como dizem muitos truques, a pastilha devesse ser colocada na parte inferior da máquina, não seria necessário um compartimento para ela. Colocava-se dentro da máquina e já estava. Ora se existe um local específico para a sua colocação há de existir um bom motivo para isso.

De facto, antes da lavagem propriamente dita, a máquina de lavar louça faz uma pré-lavagem. Isto para amolecer a sujidade antes de passar ao verdadeiro processo de lavar a louça. Se a pastilha estiver na parte inferior da máquina durante esse processo vai acabar por se gastar sem necessidade nenhuma. Como resultado disso a lavagem será menos eficaz. É por esse motivo que temos um compartimento. Esse compartimento só abre para soltar a pastilha depois da pré-lavagem.

Então mas qual a razão pela qual a pastilha por vezes fica presa no compartimento da máquina?

Uma das razões para as pessoas falarem do truque de se colocar a pastilha na parte inferior da máquina é que ela por vezes fica presa no compartimento criado para a alojar e nem sequer chega a derreter totalmente. Sabe qual a razão para isso acontecer? É que esse compartimento por vezes fica húmido e se isso se verificar a pastilha ou cápsula não irá funcionar como deve ser.

Assim seque sempre esse compartimento com papel de cozinha. Desse modo já não terá qualquer problema.

Mas há outra dica que tem mesmo de ignorar

Existem várias formas de poupar quando se trata da máquina de lava louça. No meio disto tudo alguns truques parecem fazer mais sentido do que outro. Dito isto, a mais recente tendência pode fazer mais mal do que bem.

Mas afinal o que se passa com a máquina de lavar louça e o novo truque? Bem, em primeiro lugar parece ser algo que nos vai dar grandes poupanças. Isto porque o detergente, as pastilhas ou as cápsulas da máquina de lavar louça vão durar o dobro. No entanto parece que não é bem assim. De facto, esta suposta poupança pode ter efeitos desastrosos para a máquina.

lavar louça colocar pastilha

Ora a dica que está no TikTok e em várias redes sociais fala de cortarmos as cápsulas ou as pastilhas a meio. Referem ainda que vale a pena já que terá exatamente o mesmo efeito.

A questão é que este truque foi testado e em nenhuma das vezes conseguiram ficar com a louça bem lavada. De facto, esta dica pode ter um impacto adverso na segurança do produto para o consumidor e na eficácia também.

Para já há produtos que vêm dentro de cápsulas por uma razão. Não é suposto estarem em contacto com as mãos. Ao cortarmos e colocarmos a cápsula na máquina, não só vai perder eficácia como ainda poderá causar alergias e outros problemas. Não nos podemos esquecer que estamos a lidar com produtos muito concentrados e que supostamente são diluídos depois com muita água.

lavar louça colocar pastilha

Para além disso pelo facto dos produtos perderem a eficácia, teremos de voltar a correr o processo de lavagem. Isto porque haverá copos ou pratos que não ficam bem limpos. Isto já para não falar dos talheres. Assim ignore mesmo esta dica.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também